O que significa o código SOS?

O código SOS é conhecido mundialmente como um alerta de perigo, muito utilizado em guerras ou naufrágios. Mas qual seria seu significado? Entenda o mistério por trás da famosa sigla.

A maioria das pessoas certamente já viu o sinal “SOS” alguma vez na vida. Seja em filmes, séries, livros ou em verdadeiras situações de emergência, a sigla é amplamente utilizada, mas muitos não sabem de onde ela surgiu. Aparecendo com frequência em cenários de guerra e naufrágios, por exemplo, a sequência de três letras possui uma origem interessante.

continua depois da publicidade

Considerado o código universal de socorro, o sinal é utilizado como mensagem para alertar quando alguém está em situação de risco, e precisa de auxílio o mais rápido possível. Para entender mais sobre seu significado, confira algumas curiosidades a respeito da sigla abaixo.

O que significa o código SOS?

Leia também

Muitas vezes, o código “SOS” é associado a siglas para expressões como “Save Our Ship” (Salvem nosso navio) ou “Save Our Souls” (Salvem nossas almas). Contudo, as relações só foram criadas para ajudar as pessoas a lembrarem das letras do código.

É preciso ter em mente que o “SOS” não foi criado baseado em nenhuma expressão, mas sim pelo fato de ser um grupo de letras que não significavam nada quando juntas, o que evitava a chance de confundi-las com algum outro significado. Da mesma forma, a sequência é baseada no Código Morse.

continua depois da publicidade

Sobre o Código Morse

O Morse foi amplamente utilizado para enviar mensagens via telégrafo por anos, e foi desenvolvido por Samuel Finley Breese Morse, em 1835. As combinações são um sistema binário de representação à distância, utilizado pela primeira vez em maio de 1844. Composto por traços e pontos, ele foi por muitos anos o principal meio de comunicação entre navios e aviões.

Nesse código, toda letra do alfabeto ou numeral é representada por uma sequência de sinais intermitentes, tanto sonoros ou visuais, que devem parar e recomeçar. Eles podem ser bipes repetitivos ou uma luz piscante, acesa por um tempo curto e depois outro maior, e assim por diante.

O “SOS”, por exemplo, é representado pela letra “S” (três sinais curtos” e a letra “O” (três sinais longos). Ela foi estabelecida como sinal de socorro pois quem a recebesse poderia identificá-la de maneira simples e rápida.

continua depois da publicidade

Esse símbolo foi oficializado em 1908 e, até então, era comum que utilizassem o código “CQD” (CQ para todas as estações e D para “distress“, ou “perigo”) em morse. Seja como for, a linguagem caiu em desuso após o sistema de comunicação ser oficialmente aposentado. Mesmo assim, o “SOS” segue sendo um símbolo universalmente associado ao pedido de socorro.

Leia também

Concursos em sua
cidade