É só passar o olho em alguns memes das redes sociais para você, de fato, perceber o uso generalizado da expressão “literalmente”. Os usuários costumam empregá-la para trazer mais força aos que estão relatando no vídeo, por exemplo. Como se fosse uma palavra de efeito.
No entanto, é importante entender que a palavra tem um significado bem específico e, caso não esteja sendo usada com o sentido primário, pode configurar como um erro gramatical, mais precisamente quando estamos falando da semântica na língua portuguesa do Brasil.
Vamos explicar mais detalhes a respeito do assunto na matéria para que você não tenha mais dúvidas e, por fim, evite erros em textos formai e avaliativos, como redações dissertativas.
Regras para uso de “literalmente” nos textos
Em primeiro lugar, vale frisar que “literalmente” é um advérbio que remete ao sentido de “literal”. Ou seja, a palavra nunca deve ser usada para representar um significado figurado; portanto, não configura como um sinônimo para “figurativamente”.
O advérbio deve ser utilizado quando você quiser enfatizar que algo é exatamente igual à outra coisa. Sem mudar absolutamente nada. Poderíamos, então, trocar a palavra pela expressão “ao pé da letra” que o sentido continuará o mesmo e gramaticalmente correto.
Quando você traduz um texto exatamente igual à primeira versão, sem adaptar ou realizar alguma alteração, então você está “literalmente” traduzindo esse mesmo texto. Conseguiu compreender a linha de raciocínio?
E quais os outros sinônimos para o advérbio? Confira abaixo:
- Exatamente;
- Expressamente;
- Absolutamente;
- Completamente;
- Totalmente;
- Plenamente.
Exemplos de uso
Para não errar mais, confira alguns exemplos de uso ao empregar o advérbio “literalmente” em frases:
- Olhei no relógio após a corrida e eu literalmente percorri todo o caminho durante cinco horas. Sem tirar nem pôr. Pensei que eu fosse passar do limite permitido;
- Eu literalmente recebi 35 chamadas da minha mãe e não atendi nenhuma delas;
- Recebi a prova corrigida e eu literalmente gabaritei as questões. Acho que, agora, consigo passar de ano;
- Ontem a prova foi tão difícil que as minhas mãos estavam literalmente tremendo;
- Por que você não fez o que foi solicitado? O líder literalmente mandou um e-mail com todas as regras que precisavam ser seguidas. A equipe inteira recebeu a mesma mensagem;
- Eu literalmente perdi a voz. Sim, tive que ir ao médico para saber o que aconteceu com as minhas cordas vocais.
Perceba, portanto, que frases como “eu literalmente estava morrendo de fome” e “eu literalmente estava morrendo de cansaço” estão incorretas, conforme a norma da língua portuguesa. A menos que você esteja, de fato, morrendo de verdade – ou de fome ou de cansaço.
É fácil confundir literal com o sentido figurado pelos vícios de comunicação. “Literalmente” passou a ser vista como uma expressão que traz um peso ou ênfase maior ao que está sendo dito. Mas, caso queira escrever corretamente, lembre-se o advérbio tem sentido de “literal”.
É absoluto em si, sem espaço para adaptações ou mudanças. É aquilo ali, exatamente como está posto. Sem tirar nem pôr.