Existem muitas palavras da Língua Portuguesa que são utilizadas por seus falantes sem que eles entendam o que exatamente está sendo dito ou escrito.
Afinal, com um vocabulário tão extenso, é comum esquecer, confundir ou até mesmo não saber o significado de algumas palavras e expressões, e um exemplo para isso é o “em suma”, muito visto em situações formais, como mensagens profissionais.
Pensando nisso, confira abaixo o que significa “em suma”, e quando a junção deve ser utilizada em uma frase.
O que significa “em suma”?
O “em suma” é uma locução adverbial, sendo uma junção de “em” e “suma”. Esse é um sinônimo de sinteticamente, sumariamente e resumidamente, e os termos são o contrário de “prolixamente”.
Aplicadas dessa forma, as palavras representam algo sendo apresentado de maneira resumida, em síntese, por meio de um resumo, sumário ou sinopse.
Por extensão, os termos são utilizados para concluir algo, como uma mensagem. É por isso que a locução pode ser vista com frequência em situações mais formais, de modo que seja concluído um pensamento após sua explicação.
Seja como for, ela também pode ser inserida no início de uma frase, desde que também esteja finalizando um pensamento. Confira abaixo alguns exemplos utilizando a locução “em suma”:
- Os móveis estão ruindo, as paredes rachando e os azulejos em pedaços. Em suma, precisamos dessa reforma;
- Passou a viagem inteira reclamando do evento. Em suma, você não gostou do casamento;
- Em suma, fazer o que é certo será mil vezes mais valioso à longo prazo do que agir de má-fé;
- Em suma, a vida é um eterno dilema entre romper com a própria solidão e aprender a se comunicar com os outros.
De suma importância
Outra expressão muito utilizada em âmbito formal é a “suma importância”. Mesmo que o substantivo “suma” esteja presente na junção, ele não possui o mesmo significado que “em suma”.
Nesse sentido, a palavra “suma” corresponde à ideia de algo que seja o fundamento ou essência de uma coisa. Etimologicamente, o termo deriva do latim “summa“, que significa “totalidade de algo” ou “o mais alto”. Ao anteceder “importância”, ele reforça seu significado.
Desse modo, “suma importância” representa algo de “essencial importância”, ou de “principal importância”. Veja alguns exemplos abaixo:
- É de suma importância decidirmos o que será feito a respeito das atitudes dos alunos nas últimas semanas;
- Saber em quem votar é de suma importância para que as ações governamentais do futuro reflitam nossas necessidades atuais;
- É de suma importância que você entregue esse documento ainda hoje.
A expressão estudada também pode ser substituída por outras versões sem perder o seu significado. Algumas possibilidades são “mais importante”, “muito importante” “essencial” e “imprescindível”. Confira:
- É imprescindível decidirmos o que será feito a respeito das atitudes dos alunos nas últimas semanas;
- Saber em quem votar é muito importante para que as ações governamentais do futuro reflitam nossas necessidades atuais;
- É imprescindível que você entregue esse documento ainda hoje.