O que significa "calabreso", gíria que tomou conta da TV e internet

Confira o significado por trás da gíria "calabreso", termo que voltou a repercutir na internet após ser utilizado no BBB 24.

Para quem está por dentro das últimas tendências, saber quais são os memes mais populares e o que eles significam não exige muito esforço. Nessa semana, um deles voltou a tomar conta da internet por conta do Big Brother Brasil 24: o tal "calabreso".

Conhecido como o meme do "calma, calabreso", a expressão está novamente em alta após o participante Davi do reality show utilizá-lo durante uma discussão. A gíria, por sua vez, gerou muita repercussão.

A pergunta saiu da internet e virou assunto até mesmo em programas de TV como o Mais Você, com Ana Maria Braga. Na ocasião, a apresentadora aproveitou para explicar o sentido por trás da piada.

Mas afinal, o que realmente significa "calabreso"? Entenda abaixo a explicação por trás do termo e o motivo do assunto ter rendido tantos comentários nas redes sociais.

Leia também

O que significa "calabreso"?

A gíria utilizada por Davi na última quarta-feira (31/1) do BBB gerou muitas dúvidas tanto dentro quanto fora da casa. Em uma discussão com Lucas Henrique, o baiano teria chamado o professor de "calabreso".

Passada a briga, alguns brothers questionaram qual seria o significado do termo, bem como se haveria alguma conotação gordofóbica por trás dela. Davi, por sua vez, argumentou que não se trata de uma ofensa, mas sim de uma piada.

Ao ser questionado por Leidy Elin e Marcus Vinicius, o participante comentou sobre como utiliza a palavra em tom de brincadeira em Salvador, sua cidade natal. "Isso eu brinco lá em Salvador, e eu falei com ele normal", se defendeu Davi.

Contudo, não soube explicar a origem do termo. Os brothers acusaram Davi de ter sido preconceituoso e agressivo com Lucas. De qualquer forma, apesar das opiniões negativas dos outros, a gíria não passa de um meme.

A expressão "calma, calabreso" não é nada mais, nada menos que um meme criado pelo humorista Toninho Tornado, que faz um quadro de pegadinhas com o público nas redes sociais.

Em seus vídeos, Toninho aparece na rua chamando as pessoas por palavras aleatórias, fazendo a troca de gênero da maioria delas. Por tal motivo, "calabresa" tornou-se "calabreso", entre outras.

O humorista ganhou fama na internet por meio de seus vídeos no YouTube, no "Canal do Delício". Seus alvos recebem os mais curiosos apelidos na intenção de chocá-los, como "Samsungo", "CNPJoto" e "Casos Bahio".

O canal viralizado de Toninho Tornado

Como informado anteriormente, "calabreso" é apenas mais um dos apelidos utilizados por Toninho Tornado para gravar seus vídeos para o YouTube.

Na maioria das vezes, seus vocativos mais marcantes envolvem palavras femininas alteradas com a letra "o" ao final, o que deixa muitos dos participantes de suas pegadinhas indignados.

Em uma das ocasiões, ao gravar no Guarujá, observou o mar e pensou no termo "sereio": foi então que decidiu chamar um homem pelo nome. Também o fez com "linguiço", como revelou em um programa do SBT.

Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo mais dos apelidos mirabolantes criados por Tornado:

  • Iveto Sangalo;
  • Rito Cadilaco;
  • Caldo de Cano;
  • Salado de Fruto;
  • Silos Malafaio;
  • Motorolo;
  • Netflixo;
  • Fátimo Bernardo;
  • Bolso Famílio;
  • Vero Ficho;
  • Ambulancio;
  • Camomilo;
  • Helen Ganzarolo;
  • Sobrancelho;
  • Doutoro Deolano;
  • Champions Ligo.

Outros memes marcantes do Big Brother Brasil

A repercussão causada pelo uso da gíria por Davi não foi a primeira da história do Big Brother Brasil. Afinal, existiram outras vezes em que uma palavra causou tanta polêmica tanto dentro quanto fora da casa.

Um exemplo foi o termo "basculho", utilizado pelo participante Gil do Vigor na edição de 2021. Em discussão com a cantora Pocah, o brother teria dito "Não vim do lixo para perder para basculho".

Na época, as buscas por "o que é um basculho" cresceram de forma exponencial no Google Trends. A palavra, por sua vez, é uma gíria pernambucana, e significa algo que está abaixo até mesmo do lixo, ou seja, inferior.