A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento fundamental para os motoristas brasileiros. Com ela, o cidadão pode atestar sua aptidão para conduzir um veículo pelas vias terrestres do país, bem como no exterior.
Existe uma série de informações e códigos nesse documento. Além do nome do condutor e dos seus dados pessoais, outros detalhes específicos servem para indicar as permissões e proibições que o indivíduo possui em relação ao ato de dirigir.
Nesse sentido, as letras A, B, C, D e E, responsáveis por separar cada categoria, são as mais comuns e as mais fáceis de entender. Contudo, o que muitos não sabem é que existem muitos outros códigos na habilitação: um exemplo é a letra P.
Mas o que ela significaria?
O que significa a letra P na CNH?
O Brasil tem cerca de 74 milhões de motoristas. Para simplificar o registro das características e restrições de cada um dos condutores, foram criadas as letras nas observações da carteira.
As letras fazem parte da CNH desde 2008 e foram colocadas não apenas para identificar os tipos de motorista, mas também para que os agentes de trânsito saibam as especificidades de cada um.
Antes da mudança, era necessário constar, por extenso, que um condutor precisava obrigatoriamente utilizar lentes corretivas, por exemplo.
Desse modo, com o advento dos códigos que vão de A a Z, é possível conferir e identificar todas as restrições, adaptações necessárias ao carro que ele dirige e outras informações pertinentes.
A letra P, por sua vez, diz respeito à obrigatoriedade do uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptada. Portanto, ao utilizar uma moto, o condutor não poderá transitar sem obedecer a essa especificidade.
Significado de outras letras
Como informado anteriormente, as letras A, B, C, D e E, que separam as categorias, são de conhecimento geral, visto que cada motorista deve saber em qual delas se enquadra.
Contudo, é importante não confundi-las com a outra ordem de códigos na habilitação, que vai de A a Z. Esse, por sua vez, está localizado no campo “Observações”.
A letra A, por exemplo, faz referência à necessidade do condutor de usar lentes corretivas, ou seja, lentes de contato ou óculos de grau para dirigir.
Já as letras B e Y sinalizam o uso obrigatório de prótese auditiva e surdez. Na letra B, o motorista só pode dirigir se estiver usando o equipamento adequado. Na letra Y, o veículo deve obrigatoriamente ter um adesivo indicando a condição do condutor.
Confira outros exemplos abaixo:
- C: obrigatório uso de acelerador à esquerda;
- D: obrigatório uso de veículo com transmissão automática;
- E: obrigatório uso de empunhadura, manopla ou pomo no volante;
- F: obrigatório uso de veículo com direção hidráulica;
- G: obrigatório uso de veículo com embreagem manual ou automação de embreagem ou transmissão automática;
- H: obrigatório uso de acelerador e freio manual;
- I: obrigatório uso de adaptação dos comandos de painel ao volante;
- J: obrigatório uso de adaptação dos comandos de painel para membros inferiores e/ou outras partes do corpo;
- K: obrigatório uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio ou almofadas para compensar a altura e/ou profundidade.