É comum observarmos durante um caminho na estrada os fios de transmissão da rede elétrica, responsáveis por levar a energia de um ponto a outro. Geralmente, existem bolas laranjas posicionadas ao longo de toda a fiação, fato que desperta a curiosidade de muitas pessoas que procuram saber para que elas servem.
O item é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem uma função bastante específica: segurança. Confira na matéria a seguir qual a utilidade e importância desse objeto.
O que são as bolas laranjas nos fios elétricos?
As bolas laranjas usadas em fios de transmissão são itens de segurança necessários para evitar acidentes envolvendo aviões ou helicópteros ou qualquer tipo de transporte aéreo. Ou seja, elas servem como um sinal de atenção que ali há fiação elétrica.
São como verdadeiros sinais de trânsito no céu, responsáveis por auxiliarem aviões e qualquer outra aeronave a se localizarem de maneira correta, evitando assim acidentes sérios.
Caso veículos aéreos caiam nos fios, eles sofrem danos importantes em suas peças, colocando em risco quem está neles. Por isso, é possível ver as bolas laranjas bem evidentes em áreas perto de aeroportos.
Além disso, esses objetos são feitos de materiais que agregam novas utilidades. Assim, eles são capazes de atrair as descargas elétricas e desviá-las de fios e antenas ou de qualquer tipo de estrutura um pouco mais alta, desde que perto à fiação.
A utilização das bolas nos fios de transmissão é uma obrigatoriedade mundial. Esse item de segurança é regulamentado no mundo inteiro e a exemplo do Brasi. Nos Estados Unidos a sua regulamentação fica a cargo da Federal Aviation Administration, agência de transporte daquele país.
Outras funções
As bolas laranjas dos fios de transmissão também possuem alguns mecanismos como espaços para a água da chuva escoar de forma correta, além de peças anticorrosivas e pintura especial, poliuretânica (resistente a raios ultravioletas). Seu revestimento, uma parte muito importante, é feito com reforço em fibra de vidro, o que garante a alta durabilidade da peça.
A instalação desses itens de segurança é obrigatória e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por fazer a regulamentação das bolas laranjas. Além disso, a cor chamativa deve se destacar no meio da paisagem. Por isso, os fabricantes costumam usar o laranja e o vermelho.
Eficiência durante a noite
As bolas laranjas são itens de sinalização diurna, entretanto precisam também ter eficiência durante a noite. Sendo assim, algumas dessas esferas possuem cilindros com iluminação em neon.
Elas têm 60 centímetros de diâmetro e peso total de cinco quilos. Suas dimensões avantajadas podem não ser tão perceptíveis de longe, mas podem causar surpresa quando vistas de outros ângulos.
Os itens de sinalização são instalados sempre que uma rede elétrica é colocada. A instalação acontece com os cabos de transmissão não energizados. As manutenções desses objetos devem ser feitas com a ajuda de helicópteros que cheguem na altura desejada e possa deixar ser possível a operação.