Os morangos são frutas deliciosas e nutritivas, que podem ser consumidas de diversas formas: in natura, em sucos, geleias, bolos e sorvetes. Mas você já reparou que eles têm uns pontinhos brancos na superfície?
Muitas pessoas pensam que esses pontinhos são as sementes, mas, na verdade, não são. Continue lendo e entenda a seguir.
O que são os pontos brancos nos morangos?
Na verdade, os morangos não são frutas, mas sim pseudofrutos, ou seja, estruturas que se formam a partir de outras partes da flor, como o receptáculo, que é a parte carnosa e vermelha que comemos.
Os pontinhos brancos são chamados de aquênios, isto é, frutos secos que não se abrem quando maduros.
Cada aquênio contém uma única semente em seu interior, sendo a responsável pela reprodução dos morangueiros, que são as plantas que produzem os morangos.
Os aquênios são importantes para a dispersão das sementes, pois quando os morangos caem no solo e se decompõe, eles liberam as sementes que podem germinar e dar origem a novas plantas.
Além disso, esses pontinhos brancos também contribuem para a textura e o sabor dessas frutas, pois contêm compostos fenólicos, ou seja, antioxidantes naturais que protegem as células do envelhecimento e de doenças.
Quais os benefícios do morango?
O morango é uma fruta muito interessante e saudável do ponto de vista nutricional. Ele é rico em vitaminas, minerais, fibras e água, e tem poucas calorias, sendo ótimos alimentos para a dieta.
Não é à toa que o morango é um objeto de estudo valioso para os cientistas, que descobriram alguns dos seus principais efeitos na saúde, como:
É bom para o coração
Um estudo da Universidade de Nevada e da Universidade Estadual de Oklahoma investigou os benefícios desta fruta para a saúde cardiovascular, função cognitiva e metabólica.
A pesquisa comparou três doses de morango em pó durante quatro semanas, em um experimento com 33 participantes.
Além disso, foram coletadas amostras de sangue, medidas corporais, pressão arterial, dados sobre o restante da dieta e níveis de atividade física, tanto no início quanto no final de cada fase do período analisado.
Os resultados mostraram que a dose de 32 gramas de morango em pó por dia reduziu a insulina, a resistência à insulina e o colesterol LDL no sangue.
Por outro lado, a dose de 13 gramas de morango em pó por dia aumentou o tamanho das partículas de HDL.
Os autores também destacam que os morangos são ricos em polifenóis e fibras, que podem ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular e na prevenção de doenças como diabetes tipo 2 e câncer.
Previne a demência
Morangos podem ajudar a prevenir a demência e a depressão em pessoas de meia-idade com problemas metabólicos, conforme sugere um estudo recente publicado na revista Nutrients.
Os pesquisadores ministraram a 30 voluntários com excesso de peso e resistência à insulina um pó de morango ou um placebo por 12 semanas.
Os que tomaram o pó de morango tiveram menos interferência na memória e menos sintomas depressivos do que os que tomaram o placebo.
Os cientistas acreditam que os morangos reduziram a inflamação no cérebro causada pela idade e pelo excesso de gordura abdominal.
Contudo, os resultados são limitados pelo pequeno tamanho da amostra, pela curta duração e pelo controle dietético. Além disso, ao introduzir um novo alimento em sua dieta, é sempre recomendado obter aconselhamento de um nutricionista.