Você pode ter se deparado com essa sigla durante a leitura de artigos científicos, entrevistas ou até na televisão. Porém, poucos sabem o que realmente significa PhD e se há alguma diferença com o doutorado.
No geral, essas designações são utilizadas no mundo acadêmico para designar o nível de proficiência de uma pessoa, mas cada um tem um significado. Entenda mais a seguir e veja algumas curiosidades.
Afinal, o que significa PhD?
Em tradução literal, PhD significa algo como "Doutor em Filosofia". Isso porque a abreviação parte da expressão em inglês Philosophy Doctor, mas o significado dessa expressão vai além.
O termo PhD é originário do latim philosophiae doctor, um título concedido somente a quem finalizava os estudos em uma área específica do conhecimento. Contudo, não estava limitado à Filosofia, apesar do nome.
Neste caso, o termo Filosofia utilizado em PhD está mais conectado com a origem grega do que a origem latina. No grego antigo, filosofia designa o amor ao conhecimento, a paixão pela aprendizagem.
Por conta disso, o título de PhD é dado para aqueles que atingem o grau mais alto em um campo de estudos. Portanto, é a mesma coisa que o doutorado e não há diferenciação.
Comumente, um PhD dura de 3 a 6 anos em tempo integral, mas existem fatores que influenciam a concessão desse título. O principal é a diferença na estrutura educacional de cada país. Ademais, a sigla refere-se a um tipo específico de doutorado que tem foco em pesquisa.
O que muda no PhD e doutorado internacional?
A princípio, quando um estudante realiza o doutorado no Brasil, executa as mesmas atividades que um aluno europeu ou estadunidense inscrito em um PhD. No entanto, o tempo de conclusão não o mesmo.
Basicamente, os estudantes brasileiros demoram mais tempo para concluir o doutorado em relação ao estudante europeu. Entretanto, isso não está relacionado somente à organização dos programas de PhD no Brasil.
No país, os alunos passam de 4 a 5 anos na graduação e depois vão para o mestrado. Por sua vez, o mestrado dura entre 1 ano e 6 meses ou 2 anos. Logo em seguida se inicia o doutorado, que pode ser feito entre 3 a 6 anos.
O que acontece na Europa e nos Estados Unidos é que os alunos estudam para obter uma licença, que sempre dura 3 anos, ao invés de uma graduação. Depois disso vão para o Mestrado, que dura 2 anos, invariavelmente.
Por fim, iniciam o PhD. Então, enquanto os brasileiros levam 10 anos, em média, para conseguir a titulação de doutorado, os europeus conseguem em menos tempo.
Em média, os estudantes estrangeiros conquistam seus títulos em até 7 anos. Felizmente, os estudantes brasileiros que fazem mestrado na Europa podem pular o primeiro ano do programa por conta da estrutura da graduação.
E o pós-doutorado?
O PhD não é a mesma coisa que o pós-doutorado. Isso porque o PhD consiste em um período onde o estudante faz pesquisas originais dentro da sua área de estudos, sempre sob a supervisão de um orientador ou grupo de orientação.
Em contrapartida, o pós-doutorado é um período de treinamento e pesquisa que acontece depois da defesa do doutorado com uma comissão de examinadores. Ou seja, é uma etapa adicional de treinamento de pesquisa.