Quem está desempregado e na ânsia por uma recolocação no mercado, a carta de recomendação pode ser uma estratégia inteligente para aumentar as chances do talento ser contratado por uma organização novamente. Esse documento agiliza oportunidades.
Por isso, elaboramos essa matéria que vai te mostrar o que é uma carta de recomendação, bem como a sua importância para quem está procurando emprego. Se esse é o seu caso, prossiga com a leitura até o fim.
O que é uma carta de recomendação?
Podemos dizer que é um importante documento expedido pela empresa que o talento já trabalhou que atesta as suas habilidades técnicas e comportamentais na função exercida. A carta de recomendação também pode indicar alguém para realizar um curso de capacitação profissional, por exemplo.
Geralmente, esse documento é escrito por gestores, líderes de equipes, supervisores ou outros profissionais que exercem cargos de chefia dentro das organizações.
Para qual finalidade a carta de recomendação é utilizada?
O objetivo principal de uma carta de recomendação é destacar as competências de um talento que exerce uma função específica. O autor do documento indica a pessoa para trabalhar em uma determinada empresa justamente por causa do seu notório profissionalismo.
Na verdade, a carta de recomendação é uma espécie de validação, já que ela atesta a veracidade das informações presentes no currículo, bem como a idoneidade do profissional representado por ele.
Qual a importância da carta de recomendação?
Quando uma empresa realiza um processo de seleção, o recrutador precisa “filtrar” os currículos dos candidatos que mais tenham o perfil compatível com a vaga. E é justamente aí que entra a carta de recomendação, já que esse documento evidencia as hard e soft skills dos talentos.
A carta de recomendação pode indicar o profissional que tem o currículo que mais atende às necessidades da organização contratante e que está mais alinhado com a sua política interna.
Por isso, a carta de recomendação é considerada um diferencial e tanto, pois ela transmite mais credibilidade e assegura as principais competências dos profissionais que estão à procura de uma recolocação no mercado.