O que é um número capicua? Confira conceito e exemplos

O concurseiro que deseja aguçar seus conhecimentos em Matemática precisa saber o que é um número capicua.

Já parou para pensar nas curiosidades que os números podem nos revelar, concurseiro? Às vezes, eles guardam segredos interessantes que nos fazem refletir e nos deixam curiosos para descobrir ainda mais.

continua depois da publicidade

Dentro desse universo, existe um conceito que pode surpreender você: os números capicuas. Elaboramos este artigo para mostrar o que é um número capicua.

Continue conosco até o fim da leitura para descobrir o que os números capicuas têm a nos contar. Vamos conferir?

Leia também

O que é um número capicua?

Um número capicua é aquele que pode ser lido tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda e que apresenta sempre o mesmo resultado, se somarmos os algarismos que o compõem, independentemente da ordem de leitura.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, é um número que é simétrico quando você inverte a ordem dos seus algarismos. Isso pode parecer confuso no início, mas é fácil de entender essa curiosidade interessante com alguns exemplos.

Exemplos de números capicuas

Vamos começar com um número pequeno e fácil de entender: 121. Se você olhar para ele da esquerda para a direita, é 121. Mas, se você olhar para ele da direita para a esquerda, ainda é 121.

Entendeu? Ele é o mesmo dos dois lados e o resultado da soma é sempre 4, ou seja, 1 + 2 + 1 = 4.

Outro exemplo é o número 434. Ele também é um número capicua. Se você o ler da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, ainda será 434. A soma, independente da ordem de leitura, é sempre 11. 4 + 3 + 4 = 11.

continua depois da publicidade

Quer mais um exemplo? O número 6446 também é capicua. O resultado final, independentemente da ordem que o concurseiro o leu, será sempre 20. Ou seja, 6 + 4 + 4 + 6 = 20. Entendeu agora?

Números grandes também podem ser capicuas

Se você pensou que só números pequenos podem ser capicuas, está enganado. Até mesmo números maiores podem ter essa propriedade.

Por exemplo, o número 12321 é um número capicua. Tente lê-lo de trás para frente. Ele continua o mesmo, certo? O resultado é sempre 9. Ou seja, 1 + 2 + 3 + 2 + 1 = 9.

O número 82328 também é capicua. Não importa a ordem que você prefira lê-lo, a soma dos seus algarismos será sempre 23. Temos: 8 + 2 + 3 + 2 + 8 = 23.

continua depois da publicidade

Como reconhecer um número capicua?

Agora que entendemos o que é um número capicua, sabe como podemos reconhecê-los, concurseiro? Isso é simples. Tudo o que você precisa fazer é olhar para o número e verificar se ele é igual quando lido da direita para a esquerda.

Se for, você encontrou um número capicua. Por exemplo, vamos pegar o número 45654. Se você o ler da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, ele ainda é 45654. Então, sabemos que é um número capicua.

Mas você sabia que é possível obter um número capicua a partir de outro? Sim. Basta inverter a ordem dos algarismos e somar com o número resultante, repetindo este processo até que um número capicua seja encontrado. Veja o exemplo abaixo para ficar mais claro:

continua depois da publicidade

Vamos pegar o número 84. 84+48 = 132; 132 + 231 = 363, que é um número capicua. Entendeu?

Além disso, os números capicuas também podem aparecer em muitos lugares diferentes, como na data 22/02/2022, por exemplo. Se você perceber, 22022022 é um número capicua.

Isso acontece porque ele se lê da mesma forma tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda. E o resultado da soma dos seus algarismos também é o mesmo. Veja:

2 + 2 + 0 + 2 + 2 + 0 + 2 + 2 = 12.

Em suma, os números capicuas são aqueles que podem ser lidos da mesma maneira, tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda. Lembrando que o resultado da soma dos algarismos precisa ser sempre o mesmo, combinado?

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade