Você sabia que cerca de 90% dos recrutadores usam o LinkedIn para buscar talentos para preencher as vagas disponíveis nas organizações? É verdade. Quem está procurando emprego e quer turbinar as chances de ser convidado para participar de uma entrevista, precisa investir nessa importante estratégia. Mas o que muita gente não sabe ou fica em dúvida é sobre como ter um bom perfil no LinkedIn que dê mais visibilidade nessa social corporativa para conseguir o emprego dos sonhos.
Elaboramos essa matéria que selecionou cinco dicas de ouro sobre como ter um bom perfil no LinkedIn. Não deixe de ler até o fim para conhecer algumas práticas nessa rede que podem contribuir para a sua recolocação no disputado mercado de trabalho. É possível chamar a atenção dos recrutadores com os truques abaixo. Saiba mais a respeito.
Como ter um bom perfil no LinkedIn?
1) Preencha todas as informações relacionadas ao seu perfil
Todo profissional que está em dúvida sobre como ter um bom perfil no LinkedIn jamais deve deixar informações relacionadas ao seu perfil incompletas. Todos os campos precisam ser preenchidos atentamente. O motivo é simples. Quanto mais dados ele tiver, maiores serão as chances dele ganhar o devido destaque, já que o algoritmo do Google dá preferência para os perfis que estão completos.
Quando o recrutador de alguma empresa estiver buscando candidatos que tenham o perfil bem alinhado com as exigências das vagas em aberto, ele vai usar determinadas expressões ou palavras-chaves para filtrar a busca. Dessa forma, aqueles perfis que estiverem com todas as informações preenchidas, certamente vão aparecer nas primeiras colocações dos resultados do Google. Fique atento a essa dica e não deixe nenhum campo sem preencher, combinado?
2) Utiliza palavras-chaves estratégicas
Para ter um bom perfil no LinkedIn, o profissional também precisa usar palavras-chaves que estejam relacionadas com a função exercida. A lógica é a mesma acima. A maioria dos recrutadores usam certas expressões para que o Google selecione o “currículo virtual” dos candidatos que estejam mais alinhados com elas. Essa estratégia não deve ser negligenciada de maneira alguma.
Dessa forma, é importante conhecer quais são as principais palavras-chaves que as empresas mais usam e inseri-las nesse documento digital. Uma rápida pesquisa na internet pode te ajudar a ter uma noção das expressões que tenham mais compatibilidade com a sua experiência profissional. Isso ajuda o seu perfil a ganhar mais visibilidade online, já que ele vai ser selecionado pelos mecanismos de busca do Google, que vai deixá-lo nas primeiras colocações nas páginas de resultados.
3) Ter um bom perfil no LinkedIn: Resuma a sua trajetória profissional
O campo “Sobre” merece atenção especial. Você deve colocar um breve resumo de toda a sua trajetória profissional fazendo uma mescla com os aspectos mais importantes da sua personalidade. Por quê? A maioria das empresas valorizam e muito o candidato cujo perfil esteja bem alinhado com a política organizacional. Todas as informações sobre a sua experiência profissional devem estar claras e, sobretudo, coesas, nessa importante rede social corporativa.
Você deve resumir a sua vivência de mercado de uma maneira que permita uma leitura fluida e desperte o interesse do recrutador. A dica aqui é ser ponderado, separar as suas formações e mencionar as áreas que são o seu foco. Essa estratégia auxilia a dar um melhor posicionamento para o seu perfil no LinkedIn. Lembre-se de passar um “pente fino” depois que preencher esse campo. Analise se nenhuma informação relevante está faltando e se tudo faz sentido para quem lê.
4) Não deixe de preencher as competências e recomendações
Ainda está em dúvida sobre como ter um bom perfil no LinkedIn? Essa dica é valiosa. O campo “Competências e Recomendações” também não pode ser negligenciado pelo candidato. Você deve listar as suas principais habilidades técnicas e comportamentais, bem como o domínio de idiomas. O macete aqui é usar palavras ou expressões que tenham relação com o seu segmento de atuação. Só não vale exagerar na quantidade de competências e nem mentir sobre elas, fechado?
Quanto às “Recomendações”, elas são fundamentais para que o seu marketing pessoal esteja sempre em evidência no competitivo mercado de trabalho. Então, você deve solicitar recomendações para outros profissionais que já trabalharam contigo e conhecem as suas principais habilidades, bem como os resultados já obtidos em sua carreira. Lembre-se de retribuir posteriormente as preciosas recomendações que receber em seu perfil.
5) Mencione os trabalhos voluntários
Por fim, a última dica sobre como ter um bom perfil no LinkedIn. O campo “Trabalhos voluntários” também não deve deixar de ser preenchido. A questão é que muitas empresas enxergam com bons olhos os profissionais que exercem o voluntariado, já que isso é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento intelectual, o que contribui positivamente para a carreira.
Então, caso você já tenha exercido algum tipo de trabalho voluntário, mencione as atividades que eram realizadas, bem como a periodicidade delas. Além de evidenciar os seus valores e habilidades, o voluntariado também pode dar o devido destaque para o candidato, pois mostra que ele tem um alto nível de responsabilidade social. Pode acreditar.