O que é preciso para ser feliz? Veja 5 dicas de acordo com a Ciência

Para ser feliz, de acordo com a ciência, é necessário adotar alguns hábitos simples, mas que promovem grandes mudanças em nosso cotidiano. Veja quais são eles a seguir.

Você já se perguntou sobre o que é preciso para ser feliz? A felicidade é explorada em uma infinidade de contextos, desde palestras motivacionais, cursos de coaching e livros de autoajuda até produções cinematográficas, séries e documentários que abordam essa complexa condição que todos almejamos alcançar. Além disso, para a ciência, não há apenas um método para alcançar uma vida plena e feliz.

continua depois da publicidade

De acordo com diversos estudos, a felicidade é influenciada por diferentes fatores, onde apenas 10% são atribuídos às circunstâncias externas, 50% são inatos e atribuídos a outros, e os 40% restantes dependem do que fazemos e pensamos, ou seja, de nossas atividades intencionais e estratégias mentais. Dito isso, há algumas coisas que você pode fazer em sua rotina para se sentir mais alegre e motivado, veja algumas dicas a seguir.

5 coisas que você precisa para ser feliz, segundo a ciência

Leia também

1. Ficar ao ar livre e tomar sol

Aproveitar o tempo longe de casa, especialmente se estivermos cercados pela natureza, está relacionado a uma melhor saúde mental, de acordo com um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Exeter. Até mesmo o simples fato de olhar para imagens da natureza estimula partes do cérebro relacionadas à felicidade, positividade e a tão esperada estabilidade emocional.

Além disso, quando saímos de casa, nos expomos ao sol, o que ajuda nosso corpo a produzir vitamina D. Baixos níveis dessa vitamina (principal responsável por ajudar nosso corpo a absorver o cálcio necessário para os ossos) estão relacionados à depressão e tristeza, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Pubmed.

continua depois da publicidade

2. Praticar exercícios físicos

Todos temos conhecimento dos inúmeros benefícios que a prática esportiva proporciona à nossa saúde, mas há muito mais além disso. Embora possamos encarar os momentos de suor na academia com certa relutância, a verdade é que o exercício físico nos torna mais felizes.

Ele estimula nosso corpo a produzir anticorpos e liberar endorfinas. Essas pequenas proteínas, liberadas pela medula espinhal, têm o poder de gerar um estado de bem-estar, melhorar o humor e proporcionar tranquilidade. É por isso que diversos estudos, como o conduzido por pesquisadores chineses, associam a atividade física ao bem-estar mental e à sensação de felicidade.

Inclusive, outras pesquisas também investigam como o exercício pode ajudar a prevenir o estresse e a depressão.

continua depois da publicidade

3. Dormir bem

Uma investigação conduzida por William C. Dementha, fundador do Centro de Pesquisa da Ciência do Sono, revelou que um bom descanso está diretamente relacionado a uma saúde e felicidade maiores.

Na verdade, dormir bem é essencial porque durante o sono nosso corpo se recupera, fortalece o sistema imunológico, consolida a memória, regula o humor e restaura a energia física e mental. Assim, uma boa qualidade de sono está diretamente ligada à saúde, bem-estar e desempenho cognitivo adequado.

4. Escutar música

A ciência comprovou que ouvir música e sair para dançar têm o poder de reduzir os níveis de estresse, ao mesmo tempo em que promovem uma maior sensação de felicidade geral.

Dois estudos publicados no The Journal of Positive Psychology afirmam que o esforço para ser feliz pode realmente funcionar. Entre as atividades recomendadas para alcançar a tão desejada felicidade, a pesquisa destaca ouvir músicas alegres.

continua depois da publicidade

Portanto, da próxima vez que você aumentar o volume do som no carro ou colocar os fones de ouvido, lembre-se de que a música pode trazer um sorriso a mais ao seu rosto.

5. Ser grato

A gratidão também é uma prática poderosa que contribui para a felicidade. Pesquisas indicam que pessoas que expressam esse sentimento regularmente têm níveis mais altos de satisfação com a vida e emoções mais positivas.

Inclusive, um estudo conduzido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Hofstra revelou que a simples atividade de escrever uma lista de coisas pelas quais somos gratos teve o poder de aumentar significativamente o sentimento de satisfação.

Leia também

Concursos em sua
cidade