O que é o MBTI? Entenda como o teste de personalidade funciona

O teste de personalidade MBTI é um dos principais instrumentos de classificação tipológica que existe atualmente, pois consegue realizar uma avaliação profunda sobre os pontos fortes e fracos dos indivíduos.

O Teste de Personalidade MBTI é um questionário criado pela cientista norte-americana Katharine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers. Neste sentido, a sigla em inglês significa Myers-Briggs Type Indicator, que em sua tradução refere-se à classificação tipológica de Myers-Briggs em homenagem às suas criadoras.

Apesar de ser muito popular, existem diversas pessoas que não conhecem a origem e como esse tipo de avaliação funciona. Acima de tudo, essa é uma ferramenta para identificação dos pontos fortes e fracos de um indivíduo, mas também pode auxiliar no planejamento de carreira e outros pontos decisivos. Saiba mais a seguir:

O que é o MBTI?

O teste MBTI é baseado nas teorias de Carl Jung, com base no livro "Tipos Psicológicos" publicado em 1921. A princípio, o objetivo inicial das criadoras do avaliador de personalidade era auxiliar as mulheres que trabalhavam em indústrias militares a entrar em funções onde atuariam com maior eficiência.

Leia também

Além disso, pretendiam auxiliar na promoção da paz mundial a partir de uma maior compreensão das diferenças individuais. Em específico, a avaliação foi desenvolvida no contexto da Segunda Guerra Mundial. Por via de regra, o teste funciona de uma maneira muito simples, pois são analisadas as respostas do indivíduo a um questionário diverso.

Neste caso, pode-se selecionar entre as opções concordo totalmente, concordo em parte, indiferente, discordo em parte e discordo totalmente. As questões avaliam os aspectos relacionados aos comportamentos e características individuais de cada pessoa, a partir de situações cotidianas como festas ou adversidades familiares.

Posteriormente, é emitido um resultado que consiste na combinação de quatro letras entre oito possíveis. Essa combinação define uma classificação lógica de cada tipo de personalidade, sendo que existem quatro dimensões dicotômicas. Em outras palavras, existem duas opções de resposta para cada umas das quatro características principais na personalidade humana.

Quais são as dimensões do teste MBTI?

1) Fonte de energia

  • Extrovertidos (E): esse tipo de pessoa encontra energia a partir da interação com outras pessoas, mas costumam agir antes de pensar;
  • Introvertidos (I): esse tipo de pessoa encontra energia por meio do engajamento de atividades solitárias, e possuem a tendência de pensar profundamente antes de tomar qualquer atitude.

2) Modo de perceber o mundo

  • Sensorial (S): as pessoas sensoriais possuem uma consciência voltada para aspectos concretos, pois interagem com a realidade através dos 5 sentidos humanos, o tato, a visão, o paladar, o olfato e a audição;
  • Intuitivo (N): em contraste com os sensoriais, os indivíduos intuitivos estão mais conectados com os tópicos abstratos, pois possuem uma inclinação ao simbolismo e ao intangível.

3) Maneira de avaliar, julgar, organizar e decidir

  • Racionalistas (T): os racionalistas são concisos, objetivos e racionais como o próprio nome sugere. Desse modo, agem de maneira lógica, com uma organização e raciocínio pragmático;
  • Sentimentais (F): os sentimentais são o extremo oposto, agindo com base nos próprios sentimentos, valores, opiniões e preferências. Como pessoas mais "coração", no sentido de serem mais emocionais, levam em consideração as necessidades humanas e os desejos.

4) Estilo de vida

  • Julgadores (J): os julgadores são indivíduos decisivos que preferem seguir as regras claras de sua vida, sempre atuando dentro de um planejamento ou uma estrutura confiável. Por conta dessa natureza, sentem tranquilidade quando estão tomando decisões ou emitindo opiniões;
  • Perceptivos (P): quem é perceptivo valoriza a liberdade, o direito de fluir e o improviso acima de tudo. Assim, são altamente flexíveis, possuem uma mente aberta e se adaptam com facilidade. Ao invés de tomar decisões, preferem experimentar diferentes opções.

O que as siglas significam?

Essas dimensões são os principais balizadores dos tipos psicológicos, mas existem combinações diferentes para cada indivíduo. Cada personalidade está associada a um conjunto de pontos fortes e fracos, associados com arquétipos e figuras imaginárias para interpretações específicas.

No geral, as personalidades estão distribuídas em quatro grupos, os Analistas, os Diplomatas, os Sentinelas e os Exploradores. Por exemplo, quem é INTP atua dentro das dimensões Introvertida (I), Intuitiva (N), Racionalista (T) e Perceptiva (P).

Como parte do grupo de Analistas é também conhecido pelo arquétipo do lógico. Em sua maioria, são pessoas inventivas, criativas e detalhistas. Dentre os exemplos de cidadãos com esse tipo de personalidade estão o Bill Gates, Isaac Newton e Albert Einstein.