O que é o ‘fio branco’ que fica ao redor da gema do ovo?

Ao quebrar a casca do ovo para preparar o alimento, você já deve ter se deparado com aquele fio branco que rodeia a gema. Sabe o que significa?

É importante ter alguns cuidados na hora de preparar ovos durante as refeições, tendo em vista que não é recomendado comê-los se ainda estiverem sem o devido cozimento. Inclusive, é comum encontrar uma espécie de fio branco que fica ao redor da gema, não é verdade?

Mas o que isso realmente significa? É sinal de que o ovo não está bom para consumo? Vamos explicar mais detalhes sobre o assunto no decorrer da matéria, mas já adiantamos: o fio branco é perfeitamente normal e indica, na verdade, que o alimento está fresquinho.

Aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir as curiosidades que já solucionamos em outros conteúdos. Também temos pautas voltadas aos concurseiros de plantão, como dicas de estudo, métodos de aprendizagem, regras de gramática e notícias de concursos abertos.

O que é aquele fio branco que fica ao redor da gema?

Leia também

Ao quebrar a casca do ovo para preparar o alimento, você já deve ter se deparado com aquele fio branco que rodeia a gema. Muitos podem instintivamente associá-lo ao embrião da galinha, o que está incorreto. Na verdade, ele é conhecido como chalaza. Sabe o que é isso?

Longe de ser um cordão umbilical, a propriedade serve para manter a estrutura da gema bem ao centro, evitando que ela se disperse pelos arredores. Existe ao menos uma chalaza em cada ovo, sendo natural durante o processo de constituição do interior do alimento.

A chalaza é comestível?

A dúvida pode ter surgido em sua cabeça, mas saiba que o fio branco ao redor do ovo é comestível sim. Até porque faz parte de um processo natural que envolve o desenvolvimento nas partes internas do alimento. Na realidade, ele é um indicativo de que o ovo está, de fato, fresco.

Como assim? Bem, as chalazas surgem bem no início da constituição da gema para mantê-la centralizada, mas elas desaparecem à medida em que o alimento perde seu fresco e envelhece. Portanto, caso não as veja, é bem capaz que o alimento já exista há um bom tempo.

Não há necessidade de removê-la durante o cozimento, então pode ficar bem tranquilo nesse sentido. O que você deve ter atenção, no final das contas, diz respeito ao modo de preparo. Não é recomendado comer o ovo cru ou perto disso para evitar qualquer tipo de problema.

Sempre observe o prazo de validade que está presente na caixinha e repare os ovos estão com uma boa aparência. Evite aqueles com rachaduras na parte externa e, na hora do preparo, confira o cheiro do alimento e veja se está tudo certo para continuar com o preparo.