A tomada de decisões com eficiência é um dos pilares de sustentação da competitividade de qualquer negócio. Mas para que isso aconteça, é necessário investir em metodologias que possam estimular o pensamento estratégico que possibilite encontrar soluções que tenham a máxima viabilidade para os problemas do cotidiano. Essa matéria vai te mostrar o que é Brainstorming e como ele pode ser útil para sua carreira.
Continue a leitura até o final para conhecer a importância dessa técnica para qualquer profissional que deseja ganhar mais destaque no mercado de trabalho. Afinal de contas, ter um diferencial perante a concorrência é o sonho de qualquer marca, não é? Saiba mais.
O que é Brainstorming?
Se traduzido para o nosso idioma, esse termo pode ser entendido como “tempestade de ideias”. Trata-se de uma metodologia que visa compartilhar as mais variadas ideias para encontrar uma possível solução para um determinado problema ou aguçar ainda mais a criatividade. Mas o brainstorming só vai funcionar se envolver vários participantes de uma organização, para que haja uma pluralidade de ideias.
É fundamental que o brainstorming seja isento de críticas. Mesmo que os participantes sugiram insights que não possam agregar o devido valor, todos eles devem ser considerados. Afinal, tais ideias podem ser o estopim para a criação de soluções com a máxima eficiência. É importante ressaltar que o grupo precisa ter um objetivo bem definido. Agora que você sabe o que é Brainstorming, conheça a sua importância.
Vantagens do Brainstorming
1) Aumentar a produtividade
Essa “tempestade de ideias” promove uma maior interação dos colaboradores e valorização dos insights. Por consequência, ela estimula o trabalho em equipe. Qualquer negócio que investir nessa técnica pode contar com um ambiente com mais produtividade.
2) Ajudar a aumentar as vendas
Pelo fato do Brainstorming turbinar a produtividade dos colaboradores, as vendas também podem aumentar consideravelmente.
É uma reação em cadeia que pode ser entendida da seguinte forma: como os funcionários estão sempre dando o melhor de si, os resultados são alcançados com mais facilidade, no dia a dia.
3) Gerar ideias para o Marketing
Mesmo que você saiba o que é Brainstorming, essa metodologia pode auxiliar na geração de insights para a área de Marketing. E isso pode destacar ainda mais uma marca em seu mercado de atuação.
Afinal de contas, a criatividade dos participantes pode ficar bem mais aprimorada, o que contribui para um Marketing com mais poder de persuasão.
4) Lançar um serviço ou produto
Seguindo a linha de raciocínio acima, o Brainstorming também permite que um negócio lance um produto ou serviço no mercado que esteja totalmente alinhado com as necessidades do público-alvo dele.
Diante de tantas ideias à mesa, torna-se possível a criação de uma solução que tenha eficiência e que ainda não exista no mercado.
5) Aprimorar a comunicação interna da empresa
Já sabe o que é Brainstorming? Muito bom. Essa técnica também pode aprimorar a comunicação interna de qualquer negócio. Por ter versatilidade, ela permite o empreendedor identificar uma demanda para a sua empresa e buscar soluções por meio da “tempestade de ideias” com os funcionários.
É possível, por exemplo, desenvolver uma plataforma interna de comunicação para que não haja ruídos ou falhas, na hora de todos os setores se comunicarem no dia a dia.
6) Reduzir os custos
O Brainstorming também ajuda na redução das despesas mensais de uma empresa. Como? Com a “chuva de ideias” dos colaboradores, é possível desenvolver soluções ou mecanismos que possam contribuir para que os custos mensais sejam minimizados.
Dependendo da criatividade e do empenho da equipe, as despesas fixas podem ser reduzidas consideravelmente. Basta que todos sigam o que foi previamente estabelecido, já que ficou decidido que aquelas ações teriam mais eficiência para se alcançar esse objetivo.
7) Implementar estratégias de pós-venda
Sabemos que você já está por dentro sobre o que é Brainstorming. Essa técnica também permite que o empreendedor e sua equipe implementem estratégias de pós-venda, que podem deixar qualquer marca em evidência no mercado.
É preciso ter em mente que não adianta contar apenas com vendedores que tenham competência. Isso tem a sua importância, obviamente. Mas também é necessário ter uma equipe de pós-venda que ofereça um atendimento (suporte técnico, por exemplo) que tenha um diferencial e que faça o cliente querer comprar novamente dessa empresa.
Como fazer um Brainstorming?
Agora que você sabe o que é Brainstorming e como ele pode ter utilidade em sua carreira, conheça o passo a passo sobre como fazer uma “tempestade de ideias”:
Passo 1: Identifique o problema que precisa de uma solução;
Passo 2: Apresente-o para os participantes do Brainstorming;
Passo 3: Dê espaço para que todos os integrantes da reunião contribuam com ideias;
Passo 4: Anote tudo, até mesmo as ideias que possam ser descartadas;
Passo 5: Transforme os insights em soluções.