Muitos profissionais ficam em dúvida sobre o que incluir no e-mail ao enviar o currículo e acabam não sendo selecionados para o processo seletivo. Embora o mais importante seja o próprio currículo, existem algumas dicas que podem atrair a atenção do recrutador.
Esta matéria selecionou cinco dicas infalíveis sobre o que incluir no e-mail ao enviar o currículo. Se você está buscando uma recolocação profissional e deseja ser convidado para uma entrevista, não deixe de ler até o final.
O que incluir no e-mail ao enviar o currículo?
1. Assunto
Não podemos negar que o assunto do e-mail é extremamente importante, pois é a primeira coisa que o recrutador costuma verificar. Por isso, ele deve seguir a seguinte estrutura básica: CV + nome do candidato + vaga de interesse.
Vale ressaltar que algumas empresas especificam o que deve ser incluído no assunto do e-mail. Isso deve ser respeitado. Mas, caso a organização não faça nenhuma exigência, recomendamos usar a estrutura acima.
Exemplo:
CV Bruna Santos – Vaga Gerente de Loja
2. Saudação cordial
Saber o que incluir no e-mail ao enviar o currículo é essencial para ser selecionado para uma entrevista. Então, que tal começar cumprimentando o recrutador de maneira educada?
No corpo do e-mail, você pode mencionar o nome dele (se souber) seguido de uma breve saudação. Mas, caso não saiba quem é, basta colocar a saudação sozinha.
Exemplo:
Prezado Marcos, tudo bem?
ou
Olá, tudo bem?
3. Apresentação
Agora é o momento do profissional fazer uma breve apresentação sobre si mesmo. Comece mencionando seu nome, sua profissão e a vaga para a qual deseja se candidatar na empresa.
Seria conveniente mencionar também como você descobriu a vaga disponível. Por exemplo, se foi por meio de um anúncio na internet ou se um funcionário da empresa o indicou.
4. Qualificações
Saber o que incluir no e-mail ao enviar o currículo pode fazer toda a diferença. Nesta parte, você precisa mostrar, brevemente, que está qualificado para a vaga disponível.
Mencione suas habilidades que estão diretamente relacionadas às exigências do cargo em questão.
Aqui, você pode mencionar suas experiências em outras empresas, vivência na área e até mesmo seus títulos acadêmicos. Apenas tome cuidado para não se empolgar e escrever demais.
O objetivo é oferecer um “spoiler” ao recrutador, ou seja, suas palavras devem despertar a curiosidade dele, que se sentirá motivado a dar atenção especial ao seu currículo, entendeu?
De maneira sutil, você também pode demonstrar que possui conhecimento sobre a empresa onde pretende trabalhar, assim como suas motivações em relação a ela. Só não vale exagerar.
5. Agradecimento e despedida
Agora que você sabe o que incluir no e-mail ao enviar o currículo, é hora de agradecer e se despedir. Informe que o currículo está anexado e agradeça pela oportunidade de concorrer a uma vaga na empresa.
Para encerrar com chave de ouro, recomendamos expressar sua expectativa em relação a um futuro contato por parte do RH da empresa, se despedir e deixar um telefone para contato.
Exemplo:
Segue meu currículo em anexo.
Agradeço antecipadamente pela oportunidade de me candidatar a esta vaga. Aguardo um breve contato de sua parte e estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Márcia Silva
Telefone: (DDD) + número do telefone