O que acontece se você ficar 24 horas acordado?

A matéria de hoje vai investigar o que pode acontecer com o corpo humano após ficar 24 horas acordado, sem nenhum momento de descanso.

Por uma série de motivos que não vale a pena ressaltar aqui, algumas pessoas podem passar o dia viradas sem permitir ao menos uma brecha para o descanso. Nós sabemos que existem diversos estudos científicos que ressaltam a importância de evitar a privação do sono.

continua depois da publicidade

E as pesquisas entram em consonância com a realidade. Até porque noites de descanso ajudam a equilibrar o organismo, repondo a energia necessária que será gasta no dia seguinte. Além disso, o metabolismo precisa de repouso para se regenerar de maneira eficaz.

A matéria de hoje vai investigar o que pode acontecer com o corpo humano após ficar 24 horas acordado, sem nenhum momento de descanso. É claro que o hábito recorrente pode agravar ainda mais as consequências, mas elas já podem ser sentidas logo de cara.

Leia também

Confira a matéria até o final e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos que precisam entender quais são os resultados que a privação do sono acarreta na saúde corporal – e mental também. Vamos lá?

continua depois da publicidade

O que acontece se você ficar 24 horas virado, ou seja, sem descansar?

Em primeiro lugar, a pessoa tende a ficar com mau humor muito porque o organismo não repôs toda energia necessária para o corpo humano, o que causa desconforto e afeta até mesmo o estado de espírito. Até porque há liberação hormonal durante o momento de descanso.

Sem isso, o corpo fica desregulado e a produção de serotonina, por exemplo, fica comprometida. É um grande momento de cansaço que acaba sendo disseminado para o funcionamento do próprio corpo. Isso sem contar nos efeitos relacionados ao apetite exagerado.

Wesdrey Dantas Fernandes, médico clínico do DQV/PROGEPE/UFRPE, explicou que, em indivíduos com privação de sono, há o estímulo da produção de grelina, que é o hormônio que aumenta o apetite. Em contrapartida, o que enibe a fome (leptina) acaba sendo reprimido.

continua depois da publicidade

Isso porque o desequilíbrio acaba causando o desregulamento da produção de hormônios necessários para o corpo. Assim sendo, a pessoa tende a ficar com mais fome do que o normal para repor as energias que foram gastas durante o tempo em que está acordado sem descansar.

Além disso, o descanso é necessário para fortalecer os nossos anticorpos. A privação do sono favorece, então, o enfraquecimento do sistema imunológico, criando poucas forças de proteção contra doenças infecciosas, por exemplo.

Leia também

Concursos em sua
cidade