Você já se perguntou se o plural de “bastante” é “bastantes”? Se ficou surpreso com essa questão e está em dúvida, relaxe, concurseiro.
A Língua Portuguesa tem suas regras e particularidades que costumam deixar muita gente com a pulga atrás da orelha na hora da escrita. Por isso, elaboramos este artigo que vai revelar qual é o plural de “bastante”, segundo a norma culta.
Continue lendo até o fim e descubra a resposta certa. Afinal, escrever errado na redação do concurso não é o mais recomendado. Confira.
Qual é o plural de “bastante”?
Quando “bastante” é advérbio de intensidade
Esse é o uso mais comum e familiar para a maioria dos falantes da Língua Portuguesa. Quando queremos intensificar uma ideia, usamos “bastante” no sentido de “muito”.
Neste caso, “bastante” é um advérbio de intensidade e não muda, independentemente do número. Veja alguns exemplos:
- Ricardo correu bastante hoje pela manhã;
- As três amigas de Bruno são bastante queridas por todos;
- Estudamos bastante para as provas do concurso da Polícia Civil.
Quando “bastante” é adjetivo
Quando “bastante” tem a função de adjetivo, ele pode ser flexionado no plural, dependendo do substantivo ao qual se refere. Se você estiver em dúvida, substitua a palavra “bastante” por “suficiente” e veja se faz sentido. Observe como funciona:
- Já há bastantes brinquedos na sala de estar da minha casa (Já há brinquedos suficientes na sala de estar da minha casa);
- Já há bastantes livros novos na biblioteca da faculdade. (Já há livros suficientes na biblioteca da faculdade.)
Quando “bastante” é pronome indefinido
Como pronome indefinido, “bastante” indica uma quantidade indefinida e deve concordar em número com o substantivo que acompanha. Aqui, ele também pode ser pluralizado. Veja os exemplos, concurseiro:
- Bastantes pessoas foram ao clube ontem, pois estava muito calor. (Muitas pessoas, não sabemos quantas ao certo.);
- Vimos bastantes carros nas ruas de São Paulo. (Diversos automóveis, sem uma quantidade específica.)
Plural de outros advérbios de intensidade
Para aguçar ainda mais os seus conhecimentos, veja como fica o plural de outros advérbios de intensidade, de acordo com a norma culta:
- Só – Singular: “Ele está tão só.” Plural: “Eles estão a sós.”;
- Muito – Singular: “Ele é muito trabalhador.” Plural: “São muitos os trabalhadores desta fábrica.”;
- Pouco – Singular: “Ela está pouco animada para malhar hoje.” Plural: “Os poucos homens dessa sala também farão o exame”;
- Demais – Singular: “Ele se preocupa demais.” Plural: “Eles se preocupam demais.” (Aqui, o plural de “demais” não varia);
- Tanto – Singular: “Vimos um tanto de pássaros voando juntos.” Plural: “Eles são tantos que nem conseguimos contar direito.”;
- Quão – Singular: “Quão bela é a flor.” Plural: “Quão belos são os jardins.” (Neste caso, “quão” também não varia.);
- Quanto – Singular: “Quanto custa essa blusa de frio?” Plural: “Quantos carros você já teve na vida?”;
- Menos – Singular: “Ela está menos confiante.” Plural: “Elas estão menos confiantes.” (O advérbio “menos” também não varia).
Recapitulando: a forma correta de usar “bastante” ou “bastantes” depende da função que a palavra desempenha na frase. Ela não muda quando é um advérbio de intensidade, mas pode variar como adjetivo ou pronome indefinido.
Agora que você sabe disso, usar essas palavras da Língua Portuguesa será muito mais fácil, não é verdade?