O inverno é uma das quatro estações do ano, sendo geralmente a mais fria. Sua denominação tem origem no latim hibernu, que significa “tempo hibernal”. Mas, no Brasil, o inverno vai até quando?
Em suma, esse período ocorre em épocas diferentes nos hemisférios Norte e Sul da Terra devido ao movimento do nosso planeta em torno do Sol. Continue lendo e entenda suas características a seguir.
O inverno no Brasil vai até quando?
Devido à inclinação de aproximadamente 23 graus do eixo de rotação da Terra, as estações se alternam ao longo do ano. Elas são datadas de maneira oposta entre os hemisférios do planeta. Por aqui, o inverno se encerra três meses após o seu começo, ou seja, em meados de setembro.
Enquanto isso, é verão no hemisfério norte. Na Europa, Ásia e América do Norte, a estação fria abrange o período de 21 de dezembro a 20 de março. Nessa época, a neve cobre grande parte do mapa, alcançando países como Japão, Turquia, Espanha e até certas regiões da África.
Características do inverno
Durante três meses, o hemisfério passando pelo inverno recebe menos raios solares, levando a quedas de temperatura e noites mais longas em comparação aos meses mais quentes. As características desse período podem variar de região para região, assim como as datas de início e término.
Em lugares de clima temperado, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico no hemisfério norte, e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no hemisfério sul, a umidade do ar aumenta, aumentando as chances de neve e geadas.
Em regiões tropicais, como a maior parte do Brasil, o inverno é caracterizado por ser um período de seca, com menos chuvas em comparação com as outras estações, especialmente o verão.
Apesar de ameno em nosso país, essa época ainda traz mudanças suficientes para muitos aproveitarem cobertores, fondues e bebidas quentes. É também o período de alta temporada em cidades como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Gramado (RS).
Por fim, a estação desempenha um papel crucial no equilíbrio do planeta, pois é o momento em que os animais hibernam e a vegetação se renova. Após o inverno, a primavera traz vida, seguida pelo calor do verão e a suavidade do outono.