A produtividade é um dos pilares mais importantes no ambiente de trabalho, e compreender os fatores que a influenciam pode ser a chave para otimizar o desempenho das equipes.
Nesse sentido, um estudo realizado pela agência internacional OnePoll, a pedido da empresa britânica Office Freedom, analisou a rotina de 2.000 trabalhadores de escritório e identificou padrões de produtividade ao longo do dia.
De acordo com a pesquisa, os funcionários tendem a atingir seu pico de eficiência durante a manhã, seguido por uma queda no desempenho a partir do início da tarde.
Fatores como longos períodos em frente ao computador, interrupções de colegas e a falta de pausas adequadas foram apontados como os principais desafios para manter a motivação constante.
Qual é o horário mais produtivo no trabalho?

Os dados de um estudo mostram que a manhã é o momento ideal para atividades que exigem maior foco e energia. Foto: Reprodução / Pexels
Conforme o levantamento da OnePoll, o horário mais produtivo no ambiente de trabalho é às 10h22. Esse é o momento em que os funcionários atingem o pico de eficiência.
No entanto, a produtividade começa a declinar a partir das 13h27, com uma queda mais acentuada às 14h06. A pesquisa identificou alguns dos principais fatores que prejudicam a eficiência no trabalho:
- Níveis de barulho (36%);
- Temperatura ambiente (32%);
- Interrupções de colegas (32%).
Além disso, os participantes destacaram outras razões que dificultam a manutenção do foco:
- Passar muito tempo em frente ao computador (27%);
- Ser interrompido por colegas (24%);
- Não fazer pausas suficientes longe do ambiente de trabalho (22%).
Outros achados
A pesquisa também revelou que 58% dos funcionários enfrentam dificuldades para manter um nível estável de produtividade durante o dia, experimentando altos e baixos.
Curiosamente, 54% dos participantes afirmaram se sentir mais produtivos ao trabalhar presencialmente com colegas, em comparação ao home office.
Para muitos, o ambiente de escritório oferece um suporte importante, seja pela interação com outras pessoas (48%) ou pela estrutura que favorece a concentração.
Para driblar esse cenário, os trabalhadores buscam formas de se energizar e manter a motivação em suas tarefas por meio de ações como tomar café (31%), passear ao ar livre (25%) ou beber chá (24%), especialmente nos momentos em que a energia está mais baixa.
E qual é o dia da semana mais produtivo?
Outro estudo também conduzido pela OnePoll, em nome da Canon USA, Inc., revelou que o dia mais produtivo da semana de trabalho é a segunda-feira, com 28% dos entrevistados apontando esse dia como o mais eficiente.
O levantamento, que ouviu 2.002 funcionários americanos, incluindo 1.018 trabalhadores híbridos, mostrou que os introvertidos são os que mais se destacam nesse dia, com 39% deles considerando a segunda-feira como o período de maior produtividade.
A pesquisa também destacou que o ambiente de trabalho híbrido influencia nesse quesito. Entre os entrevistados, 46% dos trabalhadores híbridos preferem começar a semana no escritório, enquanto apenas 20% optam por trabalhar de casa.
Além disso, 65% dos trabalhadores híbridos acreditam que esse modelo melhorou suas habilidades de comunicação, com os introvertidos se beneficiando mais (82%) em comparação aos extrovertidos (62%).
Contudo, os introvertidos também relataram sentir-se mais sobrecarregados com o modelo híbrido (80%) do que os extrovertidos (64%).