Existe uma série de noções que a maioria dos seres humanos aprende desde cedo e, logo de início, entende como corretas pelo resto da vida. A maioria já foi provada pela Ciência, como o fato da Terra ser redonda, o céu azul e o dia ter 24 horas. Mas será mesmo que o dia tem 24 horas? Como essa informação teria sido determinada?
No geral, a pergunta que deveria ser feita é quanto tempo leva para que a Terra gire uma vez em seu eixo. Para aqueles que se sentem confiantes ao responder 24 horas, pode ser que isso não esteja completamente correto. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo a resposta para essa questão e outras curiosidades a respeito da duração do dia.
O dia tem mesmo 24 horas?
Atualmente, a cronometragem moderna define que um dia possui exatamente 24 horas, mas a verdade é que a contagem não é tão exata assim. Afinal, a rotação da Terra não é constante, o que faz com que, em termos de tempo solar, os dias sejam mais longos ou mais curtos do que isso.
É preciso ter em mente que a Lua diminui gradualmente a rotação da Terra por conta do atrito produzido pelas marés. Nesse sentido, ao longo de um século, é possível que a duração de um dia aumente em pouco valor, mas que ainda mude. A diferença é de alguns milissegundos, onde 1 milissegundo corresponde a 0,001 segundo.
Nessa tendência, porém, ainda existem flutuações. O motivo é o fato da Terra vez ou outra girar mais rápido ou mais devagar. Recentemente, o planeta tem acelerado um pouco, o que torna todos os dias um pouco mais curtos do que o normal.
Qual a duração de um dia?
As 24 horas que são a base de cálculo da humanidade na verdade são 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos: essa é a duração correta de um dia. Durante esse tempo, a Terra não apenas gira em seu eixo, como também viaja pelo espaço em sua trajetória orbital ao redor do Sol.
Para que a estrela fique mais ou menos no mesmo ponto do céu do dia anterior, o planeta precisa girar por mais alguns minutos e, na velocidade dela (1.666 km/h), isso leva aproximadamente quatro minutos. Assim, em 24 horas, a Terra gira cerca de 361 graus, o que é um pouco mais de uma revolução.