No geral, o sono é essencial para a manutenção do organismo, pois auxilia no processamento das informações adquiridas no dia anterior, estimula a recuperação muscular, realiza a síntese de proteínas e regula o metabolismo. Sendo assim, existem 7 coisas que você nunca deve fazer antes de dormir para não prejudicar a sua saúde física e mental.
Além de serem medidas sugeridas por médicos e especialistas, são práticas para um cotidiano mais saudável e equilibrado, garantindo o bem-estar para além das horas de sono. Ainda que muitas pessoas não estejam acostumadas a essas práticas, a reeducação traz uma série de benefícios. Saiba mais informações a seguir e aprenda quais são:
7 coisas que você nunca deve fazer antes de dormir
- Tomar café: a cafeína é a maior inimiga de um sono regulado e tranquilo, pois afeta as funções orgânicas, abastecendo o corpo com uma carga extra de energia. Portanto, evite consumir café antes de dormir.
- Ficar no celular: o excesso de informações visuais e sonoras confunde o seu cérebro, pois ele entende que ainda está em um período de atividade e acaba alterando as funções orgânicas associadas com o relaxamento e sono.
- Assistir televisão: assim como no uso de celular, a televisão oferece informações que vão alterar o ciclo do sono. A depender do conteúdo consumido, podem acontecer alterações na pressão sanguínea que dificultam o adormecimento.
- Consumir bebidas alcoólicas: as bebidas alcoólicas afetam o organismo, atrapalhando a qualidade do sono e impedindo que a pessoa alcance os estágios mais profundos de relaxamento nesse período.
- Comer muito tarde: fazer uma refeição pesada antes de dormir pode atrapalhar no sono, pois o organismo estará gastando muita energia na digestão e não poderá realizar as outras atividades essenciais.
- Não ter um horário regular: o sono desregular e sem a frequência correta atrapalha todo o ritmo do organismo e impacta os níveis de produtividade no dia seguinte.
- Fazer exercício físico: ao contrário do que se imagina, se exercitar antes de dormir é prejudicial, pois uma grande carga de hormônios associados à atividade e movimentação serão liberados no corpo.