Novo estudo revela atitude que aumenta credibilidade e reputação

Pode parecer estranho, mas uma atitude bem simples pode influenciar no modo como as outras pessoas te percebem.

Em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, construir uma credibilidade sólida e uma reputação positiva é fundamental para o sucesso.

Diante disso, a ciência descobriu que a forma como nos comunicamos tem um peso imenso na construção dessa percepção social. Continue lendo e veja qual atitude pode influenciar nesse sentido.

Qual atitude aumenta credibilidade e reputação?

Um novo estudo publicado na revista Psychological Science revelou que um tom de voz mais baixo pode tornar homens e mulheres mais atraentes para quem está buscando um relacionamento sério.

Leia também

Além disso, os homens com vozes mais graves parecem mais imponentes e respeitáveis para outros. A pesquisa foi feita com mais de 3.100 pessoas de 22 países. Os pesquisadores avaliaram gravações de voz de dois homens e duas mulheres dizendo a mesma frase.

Em seguida, editaram os áudios para produzir o tom médio para o sexo do falante, além de uma versão mais aguda e outra mais grave de cada voz, totalizando 12 áudios, e dividiram as gravações em pares de homem-homem e mulher-mulher.

Os resultados mostraram que o tom de voz mais grave foi preferido globalmente para relacionamentos de longo prazo e sinalizou maior status social e imponência.

Essas preferências foram consistentes em todos os países, sugerindo um aspecto universal da psicologia humana relacionado às percepções dessa atitude.

Influência da mobilidade relacional e taxas de violência

Os pesquisadores também descobriram que o impacto do tom de voz nas avaliações sociais foi influenciado por fatores socioculturais, como a mobilidade relacional e as taxas de violência.

A mobilidade relacional se refere à facilidade com que as pessoas podem mudar de grupo social e interagir com estranhos. As taxas de violência remetem à frequência de homicídios em uma sociedade.

A pesquisa mostrou que as percepções de imponência e prestígio tiveram um impacto maior em locais com maior mobilidade relacional e maior violência, indicando que o tom de voz se adapta aos ambientes sociais.

Em lugares com maior competição por status e parceiros, o tom de voz mais baixo pode ajudar a identificar rapidamente os competidores de alto status e a atrair parceiros de qualidade.

Os autores do estudo afirmam que esses achados têm implicações para entender a evolução humana e como as pessoas hoje conferem e avaliam a posição social.

Eles sugerem que o volume da nossa fala é um traço adaptativo que evoluiu para facilitar a comunicação e a cooperação entre os humanos.

Portanto, se você está procurando um relacionamento de longo prazo ou quer aumentar sua credibilidade, abaixe o tom da sua voz.

Mas lembre-se que isso não é tudo. Outros aspectos, como a personalidade, a inteligência, a aparência e o comportamento também moldam as percepções sociais e as escolhas de parceiros.