Novo ecossistema é descoberto no fundo do oceano

Os pesquisadores encontraram esse novo ecossistema no fundo do oceano, a 2.500 metros de profundidade, e ficaram surpreendidos com as formas de vida que existem lá.

Num momento em que acreditávamos ter desvendado todos os mistérios relacionados às comunidades de seres vivos do nosso planeta, a ciência, mais uma vez, nos surpreende ao demonstrar que ainda há um vasto território a explorar. É o que prova a equipe de pesquisadores que descobriu um novo ecossistema nas profundezas do oceano.

continua depois da publicidade

Recentemente, um grupo internacional de exploradores da Universidade de Viena, após 30 dias de expedição subaquática, a bordo de uma embarcação do Schmidt Ocean Institute, se deparou com um ambiente totalmente desconhecido. O relatório da expedição, publicado no site da fundação, traz detalhes sobre o que foi encontrado por lá.

Como é o novo ecossistema subaquático?

Num ponto abissal do Pacífico, um robô subaquático foi usado para virar placas de crosta vulcânica no fundo do mar. Com efeito, ele revelou um novo ecossistema repleto de vermes, caracóis e bactérias quimiossintéticas, florescendo em condições de 25°C debaixo d'água.

Leia também

Pela primeira vez, a vida foi descoberta em fontes hidrotermais, que são fontes vulcânicas localizadas nas profundezas oceânicas. Além disso, a equipe achou indícios de que espécies da superfície, como vermes tubulares, podem migrar para lá usando o fluido de ventilação, expandindo assim sua área de distribuição.

continua depois da publicidade

Para testar essa teoria, os cientistas utilizaram o veículo SuBastian, controlado remotamente, para extrair uma porção do leito marítimo na Dorsal Leste do Pacífico, localizada na América Central, a cerca de 2.500 metros de profundidade. Eles instalaram uma caixa de malha no local.

Após remover o objeto alguns dias mais tarde, a equipe descobriu uma nova colonização de animais na área. A suposição é que essas criaturas chegaram através das inúmeras rachaduras e fissuras existentes.

Wendy Schmidt, presidente e cofundadora do Schmidt Ocean Institute, destaca: "as descobertas de cada expedição da fundação ressaltam a importância de explorar completamente nosso oceano para entendermos sua diversidade no leito marinho".

continua depois da publicidade

Ela acrescenta ainda que "a revelação de novas criaturas, paisagens e, agora, de um ecossistema inexplorado destaca o quanto ainda precisamos descobrir sobre nosso oceano e a necessidade crucial de proteger o que desconhecemos ou não compreendemos."

O que é um ecossistema?

O termo "ecossistema" denota um sistema biológico onde diversas espécies interagem entre si e com o ambiente físico. Ele consiste na biocenose, que é a comunidade de seres vivos, e no biótopo, o espaço físico ocupado por essa comunidade. A complexa interação entre esses elementos transforma os ecossistemas em sistemas emergentes, indo além da simples soma de suas partes.

No mundo, há uma variedade de tipos de ecossistemas, desde florestas temperadas até ambientes aquáticos. Alguns são reconhecidos amplamente pela população, como os florestais ou os urbanos. Contudo, há também aqueles mais incomuns e menos conhecidos, como o da microbiota intestinal.

continua depois da publicidade

Uma descoberta notável é que os líquenes, frequentemente considerados organismos simbióticos, são, na verdade, ecossistemas completos que abrigam uma diversidade de espécies, incluindo organismos fotossintéticos, bactérias, leveduras e até vírus.

Leia também

Concursos em sua
cidade