A gente sempre se preocupa em cuidar de nossos bichinhos. É ruim vê-los adoecidos e tristinhos por estarem com sintomas gripais. Por isso, é mais do que essencial levar o seu cachorro ou gato ao veterinário com certa frequência para que os problemas sejam realmente prevenidos.
Mas e quando uma virose ou uma doença aparece do nada, sem razões aparentes para isso? Bom, é o que está acontecendo nos Estados Unidos. Centenas de cachorros estão adoecendo com uma misteriosa infecção respiratória desde agosto de 2023.
De acordo com o portal Science Alert, o Departamento de Agricultura de Oregon (ODA) já recebeu mais de 200 relatos dos casos estranhos. Elas estão surgindo, principalmente, em estados como Colorado, Illinois, New Hampshire e Nevada.
Qual é a doença misteriosa que está afetando os cachorros dos EUA?
Em linhas gerais, a doença acometida nos cachorros causa sintomas parecidos com as viroses caninas, como secreção nasal, febre, letargia e tosse. Ocorre que o problema de saúde dura mais tempo do que as infecções respiratórias comuns: cerca de seis a oito semanas.
Conforme informações preliminares, a patologia raramente evolui para pneumonia aguda. Alguns casos extremos, em contrapartida, podem levar à morte do cãozinho. No entanto, as autoridades veterinárias poderiam mais cautela do que a preocupação propriamente dita.
Até porque grande parte dos pets totalmente vacinados apresentam sintomas mais brandos e se recuperam com o passar do tempo. Caso o seu cachorro esteja com sintomas parecidos, o mais recomendado é buscar orientação clínica antes de qualquer outra coisa.
Outra forma de prevenção é evitar passeios em parques onde é possível encontrar outros cachorros, além de canis ou creches especializadas em cuidados caninos. Isso se o seu pet, consequentemente, estiver com algum sintoma viral que tenha aparecido sem mais nem menos.
Vale ressaltar que ainda não está claro se todos os casos notificados advém da mesma bactéria ou vírus, por isso estudos estão sendo feitos dentro desta perspectiva nos Estados Unidos.
Em entrevista para a The New York Times, David Needle, patologista veterinário da Universidade de New Hampshire, explicou que uma pesquisa está em andamento há cerca de um ano. O cientista e alguns colegas começaram a estar amostragem em todo o país.
Assim, a ideia é de determinar se os casos já notificados possuem a mesma origem. Vale frisar que, até o momento, a infecção respiratória somente foi encontrada nos Estados Unidos, especificamente em Colorado, Illinois, New Hampshire, Oregon e Nevada.