Quem nunca passou algum aperto tentando abrir um pote de vidro? Mesmo com as manobras mais mirabolantes, ter sucesso na missão pode não ser tão simples. Mas nem tudo está perdido: existem alguns bons truques para facilitar o serviço.
No geral, para nunca mais precisar sofrer em uma luta com o recipiente, basta se lembrar de alguns conceitos simples da física.
De modo que seja possível entender mais sobre o assunto, confira abaixo algumas formas de como abrir um pote de vidro sem muito esforço.
Como abrir potes de vidro com facilidade?
1. Com uma colher ou uma faca sem serra
Esses dois utensílios que qualquer pessoa tem em casa são a chave para vencer potes de vidro particularmente teimosos.
Para utilizá-los, basta encaixar a ponta da faca ou da colher no espaço entre a tampa e o vidro, fazendo força para baixo ou em volta dela. Contudo, é preciso tomar cuidado para não se cortar ou quebrar o pote.
2. Calor
Se o truque da faca não funcionar, ainda existem outras opções para serem testadas. Uma delas é clássica e envolve esquentar a tampa.
Para isso, tomando cuidado para não se queimar, basta passar a borda da tampa no fogo, ou despejar água quente sobre ela. Até mesmo um secador pode servir para o fim.
Com o calor, o material da tampa irá dilatar, o que libera o vácuo e deixa o ar entrar. Para abrir o pote, porém, lembre-se de utilizar um pano para evitar queimar as mãos.
3. Uma parede
Esse macete não tem segredo algum: coloque um pano de prato contra a parede e segure-o com uma mão. Com a outra, bata o fundo do pote no pano, para que o ar seja forçado a sair pelas laterais da tampa.
Feito isso, basta virá-lo e abri-lo normalmente. Contudo, vale lembrar de tomar cuidado para não bater o pote com muita força na parede e quebrá-lo.
4. Atrito
Existem algumas pessoas que conseguem abrir os potes de vidro com nada além da força. Mas o que fazer quando as mãos começam a deslizar?
Para evitar esse problema, só é necessário aumentar o atrito e a tração por meio de um material entre o recipiente e as mãos. Utilize uma luva de borracha ou um pano, evitando que a pele não deslize contra a tampa.
Assim, a força é aplicada diretamente para abrir o pote, e não em evitar que o aperto escorregue. Lembre-se de girar com firmeza e manter pressão na tampa para que ela abra com ainda mais facilidade.
5. Furar a tampa
Se nenhum método tenha funcionado, partir para formas mais drásticas pode ser necessário. Para isso, use um abridor de latas ou uma faca.
Com a ferramenta, faça furos em toda a tampa do pote. Isso deve eliminar o vácuo no recipiente e, a partir de então, só será necessário girar a tampa.
O truque pode até mesmo ser efetivo, mas só em último caso. Afinal, ele só serve se o conteúdo do pote for utilizado de uma só vez. Após romper a tampa, não será mais possível conservar alimentos ali.