Quem tem o cabelo loiro ou mais claro já deve ter reparado na nova tonalidade que surge após um longo período nadando em piscinas. Os fios ficam mais esverdeados e, com o passar do tempo, voltam à cor original depois uma lavagem intensiva durante o banho.
Mas você sabe por que isso realmente acontece? Apesar de o cloro ter um papel na mudança de tonalidade, ele não é o principal responsável pelo fenômeno. Alguns pesquisadores, inclusive, já estudaram o assunto com afinco nas últimas décadas.
Uma das pesquisas foi publicada em 1978 por meio do artigo “Swimmer’s Green Hair“, tendo sido elaborado pelo doutor Detlef K. Goette. Em nossa matéria, vamos discorrer mais sobre as evidências para te mostrar o que, de fato, causa a cor verde no cabelo.
Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares que já passaram pela situação e, talvez, ainda não saibam o motivo por trás. Além disso, não se esqueça de conferir mais artigos que publicamos em nosso site. Temos o intuito de facilitar seus estudos para concursos e vestibulares.
A partir de curiosidades e conhecimentos gerais, você consegue fixar melhor os conteúdos e até mesmo revisar algumas disciplinas previstas nas provas. Sem contar que é possível incrementar suas redações com assuntos que extrapolam a coletânea sugerida pela banca.
O que deixa o cabelo verde na piscina?
A resposta mais óbvia seria o cloro, mas não é bem assim que funciona. Testes feitos em 1978 evidenciaram qual seria o principal responsável pelo fenômeno. Usando amostras de cabelo, o pesquisador as imergiu em diferentes componentes químicos para verificar o que aconteceria.
Os fios foram mergulhas em íons de cobre, cloro e vários valores de pH, tanto neutro quanto básico. A partir disso, a pesquisa ganhou formas e contornos. Até porque foi identificado que o cobre, por si só, tem o potencial de deixar os cabelos verdes.
E a explicação para isso veio anos depois. De acordo com outros estudos, tivemos o conhecimento de que o cabelo humano é composto principalmente por queratina. Ou seja, uma proteína fibrosa estrutural que contém vários grupos químicos.
Os íons de cobre possuem a capacidade de simplesmente formar ligações com parte destes grupos presentes na queratina. Isso cria uma espécie de junção cobre-queratina.
Portanto, resulta na coloração verde que vemos nos cabelos após um tempo na piscina, ainda mais quando os fios já possuem tonalidade clara. Sabia disso? Pois agora você está sabendo.