Quando uma tempestade se aproxima da região em que vivemos, é impossível prever a extensão do estrago que ela pode causar. Muitas vezes, elas deixam um rastro de destruição, resultando em pessoas desabrigadas, pertences danificados e documentos perdidos.
O pior cenário se desenha quando nos encontramos nas ruas sem um abrigo próximo, por isso é preciso saber como agir para evitar colocar a vida em risco. Até mesmo em casa, você precisa tomar certos cuidados, como os listados abaixo.
10 coisas que você não deve fazer durante uma tempestade
1. Tomar banho
Durante uma tempestade, evite tomar banho, ou se já tiver no chuveiro quando ela começar, saia imediatamente. A água é um bom condutor de eletricidade, e estar em um ambiente aquático aumenta significativamente o risco de um choque elétrico. Manter-se longe de chuveiros e banheiras durante tempestades reduz a possibilidade de exposição a raios, garantindo sua segurança.
2. Se abrigar debaixo de árvores
Apesar de parecer um refúgio natural, se abrigar debaixo de árvores durante uma tempestade é muito perigoso. Raios podem atingir árvores, resultando em galhos quebrados ou até mesmo incêndios. Opte por abrigos seguros e evite áreas arborizadas durante chuvas intensas.
3. Ficar em campo aberto
Campos abertos oferecem pouca ou nenhuma proteção contra tempestades. Evite áreas descobertas, pois você se torna um alvo mais fácil para raios. Procure abrigo em construções sólidas ou, se não houver alternativa, agache-se em uma posição de segurança até a tempestade passar.
4. Ficar na piscina ou no mar
Entrar na água durante uma tempestade é altamente arriscado, devido ao perigo de raios. Piscinas e corpos d’água oferecem superfícies extensas, aumentando a probabilidade de um impacto. Saia da água imediatamente e procure abrigo em locais seguros.
5. Usar aparelhos eletrônicos
Evite o uso de aparelhos eletrônicos durante tempestades, principalmente aqueles conectados à tomada. Os relâmpagos podem causar picos de energia e danificar dispositivos, além de representar riscos para quem os utiliza. Desconecte eletrônicos e espere até que a chuva passe antes de retomar o uso.
6. Dirigir
Dirigir durante uma tempestade intensa pode ser perigoso devido à visibilidade reduzida, estradas escorregadias e risco de quedas de árvores ou objetos. Se possível, estacione em um local seguro até que as condições melhorem para evitar acidentes e garantir a segurança.
7. Ficar próximo de torres e postes
Torres de alta tensão e postes são alvos naturais para raios durante tempestades. Evite ficar próximo a essas estruturas para reduzir o risco de ser atingido. Encontre um lugar seguro e afastado dessas áreas de risco.
8. Se aproximar de fios de energia caídos
Fios de energia caídos representam um perigo iminente. Nunca se aproxime desses cabos, pois podem estar ativos e ser extremamente perigosos. Mantenha uma distância segura e notifique as autoridades imediatamente sobre a situação.
9. Empinar pipas
Empinar pipas durante tempestades é arriscado devido à condutividade das linhas. As pipas podem se tornar condutores para raios, aumentando a probabilidade de choques elétricos.
10. Andar de moto ou bicicleta
Por fim, evite o uso de bicicletas ou motos durante tempestades. Priorize sua segurança ao conduzir esses veículos. Interrompa a viagem e aguarde por, pelo menos, 30 minutos após o último trovão antes de considerar retomar o percurso, mesmo que esteja perto de casa.