A forma correta de escrever determinados termos da Língua Portuguesa pode gerar grandes dúvidas na cabeça de muitos. Por ser uma língua tão vasta, o português pode criar peças, principalmente no caso de formações que podem levar hifenização: um exemplo é a junção dia a dia ou dia-a-dia. Qual seria a versão correta? E como aplicá-lo no cotidiano?
A expressão é uma das que mais servem de exemplo para explicar o uso de hífen. Uma dúvida popular, visto que muitos termos passaram por algumas mudanças com a chegada do Novo Acordo Ortográfico. Seja como for, de forma que não haja mais a possibilidade de utilizar a versão incorreta da palavra, confira abaixo qual das duas opções escolher.
Dia a dia ou dia-a-dia? Descubra a forma correta de escrever
Com o novo acordo ortográfico, que é de uso obrigatório desde 2016, fica definido que não se deve utilizar o hífen em locuções adjetivas, substantivas, pronominais, prepositivas, adverbiais ou conjuncionais. Assim, a forma correta de escrita da expressão é dia a dia, sem hífen.
Antes do acordo ortográfico, porém, tanto dia a dia quanto dia-a-dia eram utilizados. O hífen era uma ferramenta que servia para destacar funções diferentes: no sentido de cotidiano (substantivo), empregava-se o hífen. No sentido de diariamente (advérbio), descartava-se o hífen. Confira:
- O dia-a-dia de um jornalista pode ser muito estressante para certos profissionais. (Substantivo)
- Nós convivemos com muitos conflitos dia a dia no trabalho. (Advérbio)
Todas as palavras compostas e que possuem entre seus termos um elemento de ligação, seja ele uma preposição, artigo ou pronome, não necessitam mais do emprego de hífen. Alguns exemplos além de dia a dia são expressões como:
- Dona de casa;
- Sala de jantar;
- Queda de braço;
- Boca de urna;
- Cão de guarda;
- Café com leite;
- Lua de mel;
- Pé de moleque;
- Fim de semana;
- Quartas de final;
- Queda de braço.
Para entender melhor a versão correta da palavra, confira como aplicá-la em algumas frases, lembrando que a expressão com hífen não deve mais ser utilizada em hipótese alguma:
- Luísa nos contou um pouco sobre seu dia a dia no intercâmbio em Amsterdã.
- Dia a dia a saúde de nosso paciente com o pior dos quadros pode melhorar.
- Quando você ia nos contar sobre todas as situações estressantes que passa em seu dia a dia?
- O dia a dia de um profissional da área da saúde é bastante cansativo.
- No ambiente corporativo, convivemos dia a dia com todos os tipos de conflito que você pode imaginar.
- O funcionário melhora dia a dia suas métricas e seus resultados quanto ao seu desempenho na empresa.
Evite a crase
Outro elemento que pode gerar várias dúvidas na cabeça dos falantes da Língua Portuguesa é o uso da crase. Nesse caso, ela deve ser eliminada: nunca se deve escrever “dia à dia”, por exemplo.
Para fixar a informação, é preciso ter em mente que a crase não ocorre em expressões com palavras repetidas, sejam elas masculinas ou femininas. O mesmo se aplica para termos como passo a passo, cara a cara e frente a frente.