Responda com a máxima sinceridade: você sabe qual é o plural de “adeus”, concurseiro? Essa é uma daquelas perguntas que muita gente se faz, mas poucos sabem responder com certeza. Se essa também é a sua dúvida, está lendo o artigo certo.
Acompanhe-nos até o fim da leitura para conhecer o plural de “adeus”, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Afinal, o concurseiro esperto e que deseja ser aprovado em um certame sempre procura aprimorar os seus conhecimentos cada vez mais. Confira.
Afinal, qual é o plural de “adeus”?
Primeiramente, vamos entender o significado da palavra “adeus”. Trata-se de um termo bastante usado para se despedir de alguém. É como dizer “até logo” quando você está partindo de um lugar para outro. Mas e quando queremos falar sobre mais de um adeus?
O concurseiro que acha que o plural de “adeus” é “adeuses”, acertou em cheio. É isso mesmo. De acordo com as regras da Língua Portuguesa, “adeuses” representa mais de um “adeus”.
Então, não vale ficar mais em dúvida na hora da redação, combinado? Lembre-se: o plural de “adeus” é “adeuses”, com um “es” no final. Exemplos:
- Nos despedimos com muitos adeuses;
- Os amigos se foram, deixando apenas seus adeuses como lembrança;
- Apesar dos adeuses, sabíamos que nos encontraríamos novamente;
- Os adeuses calorosos dos colegas de trabalho marcaram o último dia antes da aposentadoria;
- Os adeuses dos soldados antes de partir para a missão eram cheios de emoção e incertezas;
- Os tristes adeuses da turma no final do ano letivo foram acompanhados de promessas de manter contato durante as férias;
- Na estação de trem, trocamos adeuses emocionados antes de partirmos para destinos diferentes;
- Ao longo da vida, acumulamos muitos adeuses, mas as memórias permanecem vivas em nossas mentes;
- Os adeuses dos nossos avós sempre são os mais difíceis, mas sabemos que o amor deles nunca nos deixará.
As frases acima ajudam a ilustrar como podemos usar a palavra “adeuses”, que é o plural de “adeus”, em diferentes contextos, seja para expressar despedidas do dia a dia ou momentos de grandes emoções.
Mas por que existe essa variação?
Você pode estar se perguntando por que o plural é “adeuses” e não “adeus”, já que essa palavra termina em “s”, certo? Isso acontece porque “adeus” é um substantivo, e, na Língua Portuguesa, os substantivos precisam concordar em número com o que estão descrevendo.
Por exemplo, quando estamos falando de uma única maçã, usamos “maçã”, correto? Mas se temos mais de uma, usamos “maçãs”.
A mesma regra também se aplica à palavra “adeus”. Se temos somente um adeus de alguém, devemos usar “adeus”, mas se temos mais de um, usamos “adeuses”.
Além disso, é interessante notar que algumas palavras em português têm plural irregular, ou seja, não seguem as regras comuns de formação do plural. “Adeus” é uma dessas exceções, concurseiro. Assim como “pão” (plural: pães) e “cão” (plural: cães), por exemplo.
Em suma, o plural de “adeus” é “adeuses”, de acordo com as regras da Língua Portuguesa. Mesmo que algumas pessoas usem o termo “adeuses” com menos frequência, é importante conhecer bem a norma culta para se comunicar de forma clara e correta.