Não erre mais: aprenda agora o significado da palavra “lufada”

Algumas palavras da Língua Portuguesa, apesar de soarem familiares, podem gerar dúvidas quanto ao significado. Entenda o que quer dizer "lufada".

Se há uma característica marcante da Língua Portuguesa, é a riqueza de palavras, que muitas vezes variam de acordo com a região, principalmente no Brasil, onde temos um país extenso e influenciado por diversas culturas.

continua depois da publicidade

Em meio a tanta variedade, algumas palavras podem ser completamente desconhecidas para alguns falantes, enquanto outras podem ser familiares, mas seu significado não é muito bem compreendido.

A palavra “lufada”, por exemplo, pode levantar dúvidas sobre seu significado entre falantes que não têm muita familiaridade com ela, e talvez este seja o seu caso.

Leia também

Neste artigo, você vai entender, de uma vez por todas, qual é o significado da palavra “lufada” e como empregá-la na prática. Prossiga a leitura e não erre mais!

continua depois da publicidade

O que significa “lufada”?

A palavra “lufada” pode ser um substantivo feminino ou a versão feminina do particípio do verbo “lufar”. O significado de ambos é semelhante, uma vez que representam variações de uma mesma origem.

O substantivo “lufada” carrega o significado de sopro forte ou intenso de vento, rajada, ventania ou ainda o efeito de lufar (tendo em vista que tem origem no verbo).

A palavra também pode ser usada no sentido figurado em situações nas quais uma ação impensada acontece, ações que acontecem repentinamente, aspiração repentina de perfume, fumaça e outros aromas ou raio que ilumina tudo subitamente.

Outro significado interessante é que a palavra “lufada” pode ser usada no Nordeste brasileiro para se referir ao fenômeno no qual peixes se deslocam em zonas aquáticas tornando-se presas fáceis para pescas predatórias.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, são usadas estratégias para atrair os peixes por meio da luz e deixá-los atordoados. Esse significado, contudo, é típico da região, o que o configura como um regionalismo.

O verbo lufar traz o mesmo significado que o substantivo, tendo em vista que se tratam de variações. Portanto, “lufar” quer dizer soprar forte, ofegar e até sair repentinamente.

Este é um verbo regular, por isso, segue os padrões nas conjugações de outros tempos, e se apresenta como “lufar” no infinitivo, “lufado” no particípio e “lufando” no gerúndio.

Exemplos de frases com “lufada”

Agora que entendemos o significado de “lufada”, é hora de observar, na prática, como a palavra pode ser empregada.

Separamos exemplos de frases que consideram o termo tanto como substantivo quanto o particípio do verbo.

continua depois da publicidade

Também foram levadas em conta variações de gênero e número, isto é, feminino e masculino, singular e plural, assim como o sentido literal ou figurado.

Confira:

  • Uma lufada de ar fresco entrou pela janela, aliviando o calor insuportável do Rio de Janeiro;
  • O vento havia lufado forte durante a tempestade, o que acabou assustando as crianças à noite;
  • Uma lufada de perfume cítrico encheu a sala quando ela entrou, chamando a atenção de quem estava à sua volta;
  • As folhas secas foram lufadas para o outro lado do parque;
  • Ele sentiu uma lufada de esperança quando recebeu a notícia de melhora do estado de saúde do seu avô;
  • As cortinas foram lufadas pela brisa hoje pela manhã;
  • A porta se fechou com força após uma lufada durante a tarde, e assustou a todos que estavam na sala;
  • O ar quente foi lufado para fora do túnel;
  • Com uma lufada de vento, o chapéu dela voou para longe, mas foi possível recuperá-lo;
  • O mar revolto tinha lufado as ondas contra a costa.

Esperamos que os exemplos tenham ajudado a compreender melhor o emprego da palavra “lufada”.

continua depois da publicidade

Em caso de dúvidas, não deixe de retornar ao texto e lê-lo novamente, e não esqueça de criar suas próprias frases para praticar e garantir que realmente entendeu o significado do termo.

Leia também

Concursos em sua
cidade