Não erre mais: 4 truques para fazer referência bibliográfica pela ABNT

Confira esses truques e não fique mais perdido na hora de fazer as referências bibliográficas do seu trabalho acadêmico.

As referências bibliográficas são as informações que permitem ao leitor localizar as obras consultadas pelo autor de um texto. Elas são essenciais para dar credibilidade, evitar plágio e demonstrar o embasamento teórico do seu trabalho.

continua depois da publicidade

Além disso, elas devem seguir um padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é a entidade responsável pela normalização técnica no país.

Mas não se preocupe, fazer as referências bibliográficas pela ABNT não é um bicho de sete cabeças. Confira abaixo alguns truques práticos para você não errar mais nessa tarefa.

4 truques para fazer referência bibliográfica pela ABNT

Leia também

1. Referências de livros

Os livros são as fontes mais comuns em trabalhos acadêmicos, e as referências de obras devem conter os seguintes elementos: sobrenome do autor, nome abreviado do autor, título, subtítulo, edição, local de publicação, editora e data de publicação.

continua depois da publicidade

Veja um exemplo de referência de livro pela ABNT:

ALVES, Gilberto. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 2016.

Note que o sobrenome do autor é escrito em letras maiúsculas, o título é destacado em negrito ou itálico, e os demais elementos são separados por ponto e espaço.

Se o livro tiver mais de um autor, você deve separar os nomes por ponto e vírgula e espaço. Se tiver mais de três autores, você pode indicar apenas o primeiro seguido da expressão "et al.", que significa "e outros".

continua depois da publicidade

Veja alguns exemplos:

GIL, Antonio Carlos; SACCOLI, José Carlos; GODOY, Áurea. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

CHIZZOTTI, Antonio et al. Pesquisa qualitativa em educação: o que é, como se faz. Curitiba: Vozes, 2011.

2. Referências de artigos

Os artigos são textos publicados em periódicos científicos, revistas, jornais ou sites.

As referências de artigos devem conter os seguintes elementos: sobrenome do autor, nome abreviado do autor, título do artigo, título do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final e data de publicação.

continua depois da publicidade

Veja um exemplo de referência de artigo pela ABNT:

ALVES, Gilberto. A comunicação na sociedade contemporânea. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 10-25, 2016.

Observe que o título do artigo não é destacado, mas o título do periódico é. Além disso, os números de volume e fascículo são abreviados por "v." e "n.", respectivamente, e as páginas são indicadas por "p.".

Se o artigo for publicado em um site, você deve acrescentar o endereço eletrônico e a data de acesso no final da referência.

3. Referências de sites

Os sites são fontes que podem conter diversos tipos de conteúdo, como textos, imagens, vídeos, áudios, etc.

As referências de sites devem conter os seguintes elementos: sobrenome do autor, nome abreviado do autor (se houver), título da matéria, nome do site, ano, endereço eletrônico e data de acesso.

Veja um exemplo de referência de site pela ABNT:

BIRCK, Amanda. 6 grandes inovações do Império Romano que mudaram o mundo. Concursos no Brasil, 2024. Disponível em: https://concursosnobrasil.com/artigo/6-grandes-inovacoes-do-imperio-romano-que-mudaram-o-mundo/. Acesso em: 16 de fevereiro de 2024.

Neste caso, o título da matéria é destacado em negrito ou itálico, e o nome do site é escrito normalmente. Além disso, o ano de publicação pode ser omitido se não for informado no site.

4. Referências da Constituição Federal ou Estadual

As constituições são as leis fundamentais que regem um país ou um estado, e as referências da Constituição Federal ou Estadual devem conter os seguintes elementos: título, local de publicação, editora, data de publicação e dados da emenda constitucional (se houver).

Veja um exemplo de referência da Constituição Federal pela ABNT:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

Nesse tipo de referência, o título é escrito em letras maiúsculas, e o local de publicação é indicado pela sigla do estado. Além disso, se houver alguma emenda constitucional, você deve informar o número, o ano e a página.

Veja um exemplo:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Emenda constitucional n. 10, de 4 de março de 1996. Dá nova redação ao art. 192 da Constituição Federal, que dispõe sobre o sistema financeiro nacional. p. 16.

Leia também

Concursos em sua
cidade