A planta pode parecer comum, mas seu aspecto inofensivo é enganoso, já que pertence à família Urticaceae que está relacionada com as ortigas.
Estamos falando de uma planta que não gosta de ter muitos amigos. Com um simples toque, a pessoa sente dores tão intensas que, por vezes, tornam-se insustentáveis. Ela foi descoberta 1860 e geralmente é encontrada em ambientes tropicais - olá, Brasil.
E o pior de tudo: as dores não param de uma hora para outra. A sensação insuportável pode durar por meses a fio ou até mesmo anos. Acredita nisso? Em nossa matéria, vamos explicar mais detalhes sobre a espécie, suas principais características e onde é nativa.
Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui. Além de conhecimentos gerais para aperfeiçoar seu repertório, também cobrimos pautas com dicas de estudo e preparações efetivas para provas de concursos públicos.
Mas acalme o seu coração. A planta geralmente é encontrada na Austrália, não sendo comumente vista no Brasil. De qualquer forma, vale a pena entender as suas principais características. Para começo de conversa, estamos falando da espécie Gympie-Gympie.
Ela é cientificamente conhecida como dendrocnide moroides. A planta pode parecer comum, mas seu aspecto inofensivo é enganoso, já que pertence à família Urticaceae que está relacionada com as ortigas. Cresce como um arbusto de folhas grandes e cor verde vibrante.
O perigo está justamente nas suas folhas, que são cobertas por uma série de pequenos pelos invisíveis a olho nu. Eles, por sua vez, estão impregnados com uma toxina poderosa, moroidina, que pode causar efeitos devastadores em contato com a pele humana.
Em linhas gerais, afeta o sistema nervoso e provoca uma dor excruciante que pode durar semanas, meses ou anos. O simples toque na Gympie-Gympie pode resultar em uma condição conhecida como "gympie-gympie dermatitis".
Como assim? A condição é caracterizada por inchaço, erupções cutâneas e dores intensas. É uma sensação de queimadura constante, combinada com a impressão de ser atingido por uma chuva de ácido.
A intensidade da dor pode ser tão insuportável que levou algumas pessoas a considerar o fim da vida como única maneira de escapar do sofrimento. Coisa de louco, não é?
Além da dor, a Gympie-Gympie pode desencadear uma série de sintomas, incluindo dificuldade para respirar, náuseas e palpitações cardíacas. Aqueles que entram em contato com a planta muitas vezes experimentam um longo período de recuperação.
E aí, você já conhecia a planta? A mãe natureza esconde muitos mistérios por detrás de suas folhas - e a Gympie-Gympie é uma delas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade