Existem várias expressões da Língua Portuguesa que nós usamos com bastante frequência, mas não sabemos o seu significado, ou não falamos da maneira correta. Isso porque aprendemos essas frases apenas de ouvir falar e reproduzimos o som como achamos que é. Quer ver um exemplo? Você sabe qual é o certo: “modéstia à parte” ou “modesta parte”?
Essa é uma expressão que muita gente não só usa de maneira equivocada, como também fala da forma errada. Na matéria a seguir você vai descobrir qual é o significado da frase, quando ela deve ser usada e o jeito certo de falar / escrever. Confira todos esses detalhes e não erre mais.
O que significam as palavras “modéstia” e “modesta”?
Primeiro de tudo, você precisa entender o significado das palavras. Ambas estão ligadas à qualidade de humildade. Na gramática, “modéstia” é um substantivo que se refere a alguém simples, de bom senso, respeitoso, que não se vangloria de quem é ou do que tem. Por exemplo:
- Mariana é muito talentosa, mas cheia de modéstia.
Já “modesta” é um adjetivo, ou seja, ele é uma característica de alguém. Por exemplo:
- Mariana é talentosa, mas muito modesta.
As duas frases querem dizer que Mariana, apesar de seu talento, não se gaba disso. Mas a primeira utiliza o substantivo, dizendo que a menina tem aquilo (a modéstia). Enquanto a segunda utiliza o adjetivo, dando a entender que ela é aquilo (modesta).
No caso de “modesta”, justamente por ser uma característica, pode estar ligada a coisas e objetos, não somente a pessoas. Veja bem:
- Carlos é uma pessoa simples, mora numa casa modesta.
- Carlos é um pessoa simples, tem um celular modesto.
Essas frases indicam que a casa e o celular de Carlos são tão simples quanto o dono. Conseguiu entender? Em resumo, sempre que ouvir qualquer uma dessas palavras, saiba que o sentido é de “humildade” ou “simplicidade”.
Mas qual é o certo: “modéstia à parte” ou “modesta parte”?
Agora que você já sabe o sentido em que “modesta” e “modéstia” devem ser utilizadas, é hora de ir um pouco além. Você já deve ter ouvido as pessoas dizendo “modéstia à parte” ou “modesta parte” em algum momento, não é mesmo? Bom, muita gente fala da maneira errada. Entre essas duas o correto é “modéstia à parte”.
Essa frase serve para fazer exatamente o contrário de ser modesto, ela é usada quando alguém quer se gabar. A partícula “à parte” quer dizer “deixar de lado”. Veja um exemplo dessa troca:
- Modéstia à parte, eu sou muito bom no futebol.
- Deixando a modéstia de lado, eu sou muito bom no futebol.
O que essa pessoa quer é dar ênfase no seu talento para o esporte. Então, é basicamente como dizer: não serei humilde neste momento e vou me gabar de como eu sou bom jogando. Deu para entender?
Já a frase “modesta parte” está errada dentro desse sentido. Mas você pode usá-la de outra forma, como para falar de uma parcela de algo. Por exemplo:
- Esta é uma modesta parte da minha casa = Esta é uma parte mais simples da minha casa.
Por que a frase “modéstia à parte” tem crase?
A expressão “à parte” é uma locução adverbial feminina que indica separação, destaque ou isolamento. Lembra que a modéstia é deixada de lado? Ela é isolada quando queremos nos vangloriar.
Gramaticalmente, a crase indica a contração da preposição a ao artigo definido feminino a. Para não ficar “a a parte”, junta-se os dois e fica “à parte”.
Se o artigo fosse masculino, não haveria crase, por exemplo na expressão “ao lado” a junção fica entre a preposição a e o artigo definido masculino o. Agora, você já sabe como se fala corretamente e também como se escreve corretamente.