Mito ou verdade: tirar aparelhos da tomada ajuda a economizar energia?

Muitas pessoas acreditam que retirar aparelhos da tomada ajuda na economia de energia, entretanto outras não acreditam que isso possa fazer diferença no fim do mês; confira tudo sobre.

A tarifa de energia anda com valores mais altos e, no fim do mês, a conta de energia cara é um problema no orçamento de famílias brasileiras. Como alternativa, muitas pessoas se perguntam se é mito ou verdade, se realmente tirar aparelhos da tomada ajuda a economizar energia.

continua depois da publicidade

A dúvida é válida, pois muitas vezes os aparelhos precisam ser desligados completamente. Ao mesmo tempo, dentro de casa alguns eletrônicos devem permanecer ligados, como é o caso dos modems de internet. Por isso nem sempre todos os aparelhos da residência podem ser desligados ao mesmo tempo.

Dessa forma, em busca de economizar na tarifa de energia, alguns truques podem ou não ser válidos. Acompanhe a seguir e resolva de uma vez por todas os problemas na hora da economia de energia elétrica.

Leia também

Mito ou verdade: tirar aparelhos da tomada ajuda na economia de energia?

Desde sempre ouvimos por aí que retirar os aparelhos da tomada evita que o consumo de energia seja muito elevado, ajudando a trazer uma economia no final do mês. Entretanto, há quem acredite que não se trate de uma verdade absoluta, e que nem sempre só retirar os aparelhos da tomada seja realmente útil.

continua depois da publicidade

Aparelhos que são desligados e que continuam com a luz acesa, se encontram em stand by. Isso quer dizer que eles não são usados diretamente, mas o ponto luminoso ligado representa a corrente elétrica que ainda passa pelo aparelho.

Todavia, retirar os aparelhos da tomada é verdade e não apenas um mito. Esse ato de desligar os eletrodomésticos da tomada pode ser responsável por economizar uma boa quantia no final do mês.

Níveis de economia de energia elétrica

Por si só, os equipamentos em stand by não consomem muita energia, mas ao somar-se todos os aparelhos que ficam desse modo em uma residência, os níveis de economia de energia elétrica chegam a aproximadamente 5%. Sendo assim, em uma casa com quatro pessoas, uma economia de 300 kWh representaria cerca de R$ 12.

continua depois da publicidade

Aparelhos como micro-ondas e o modem de internet consomem energia mesmo quando não usados diretamente. A dica é retirar estes aparelhos da tomada caso for permanecer fora de casa por muitos dias.

Contudo, mesmo aparelhos sem a luz indicadora podem acabar traindo o consumidor. Alguns equipamentos podem consumir energia mesmo sem uso (e ligados à tomada), como é o caso dos carregadores de celulares e aparelhos eletrônicos em geral.

O consumo médio destes itens fica em torno de 0,26 W. Quando o celular está conectado e já com a carga completa, o consumo do carregador chega a 5W, a depender da marca do smartphone.

Sozinho o consumo é realmente baixo, não representando muito ônus na conta de energia. Entretanto, ao se levar em conta que uma família possui mais pessoas e estas pessoas possuem aparelhos além dos celulares, incluindo tablets, notebooks, fones de ouvido e outros, a economia no final do mês pode ser significativa.

continua depois da publicidade

Mudança de hábitos para economizar energia

Especialistas alertam para antigos hábitos que devem ser revistos, como forma de auxiliar na economia de energia mensal em diversos lares brasileiros. Por isso, é aconselhável seguir algumas orientações, como:

  • Tomar banhos mais rápidos;
  • Lavar e passar as roupas de uma só vez;
  • Procurar preparar alimentos em pequenas quantidades na air fryer e evitar o uso do forno.

Outro vilão no consumo de energia é a fiação antiga da maioria das residências brasileiras. A sobrecarga nos fios elétricos pode ocasionar em mais consumo no fim do mês. Por isso é necessário que se verifique o estado das fiações elétricas com uma certa frequência, para evitar maiores problemas.

Leia também

Concursos em sua
cidade