Mistério resolvido: por que a cola não gruda dentro do tubo?

Afinal de contas, por que o líquido da cola não gruda no interior do próprio tubo/embalagem? Você já se perguntou isso?

Você já deve ter usado a famosa cola branca para diversos fins escolares, não é? A imagem do produto causa até memória afetiva em muitas pessoas, já que costumávamos pregar figurinhas em qualquer papel que avistássemos. A super bonder, por exemplo, também é super útil.

Ela consegue fixar materiais resistentes em questão de segundos, o que facilita e muito a nossa vida. É claro que a gente, vez ou outra, já colou os dedos durante o manuseio do produto, mas faz parte. O importante é o resultado final, não é mesmo?

Mas vamos ao mistério da matéria: afinal de contas, por que o líquido da cola não gruda no interior do próprio tubo/embalagem? Você já se perguntou isso? Pois é. Em nosso artigo, vamos discorrer mais sobre o assunto e te informar qual é a verdadeira resposta para isso.

Ah, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos e familiares que precisam saber disso, hein! É uma curiosidade que todo mundo acaba tendo uma vez ou outra na vida.

Leia também

Por que a cola não gruda dentro do tubo?

A cola branca é feita a partir de água e polímeros, que são macromoléculas formadas pelo processo de repetição de moléculas pequeninas. Ao colocar o líquido num papel, o solvente é exposto ao ar e evapora. Isso faz com que os polímeros endureçam, já que eles ficam "sozinhos" sem a água.

Conseguiu entender a lógica por trás do produto? O ar é extremamente importante neste processo porque, ao entrar em contato com a cola, faz com que os polímeros pegajosos realmente cumpram a sua função.

E aí que mora a resposta para a pergunta do texto. O tubo não possui ar o suficiente para que o solvente evapore, o que deixa a cola em estado líquido. Os fabricantes geralmente usam a estratégia de embalar o produto a vácuo para evitar qualquer contato com o ar.

Assim, não há risco de enrijecimento do material dentro do frasco. Legal, né? Tudo é sobre estratégia no final das contas. E, agora, você também entende o motivo da cola ficar rígida ao deixá-la "destampada". Até porque o ar entrará e deixará tudo seco e grudado.

Mais mistério resolvido. Continue acompanhando nossos conteúdos porque, volta e meia, publicamos artigos sobre assuntos de conhecimento geral que podem te ajudar no dia a dia, inclusive em determinadas disciplinas cobradas em concursos públicos.