Você é daqueles concurseiros que gostam tanto de ler que, às vezes, parece que não há espaço suficiente na sua estante para todos os livros que deseja?
Sente aquela impressão de que deveria ter mais obras literárias nela? Ou ainda, que as bibliotecas da sua cidade não têm exatamente o que procura? Relaxa.
Para turbinar ainda mais os seus conhecimentos e deixar você mais ávido pela boa leitura, elaboramos essa matéria que vai mostrar as maiores bibliotecas do mundo.
Lembrando que o nosso ranking está em ordem decrescente. Fique conosco até o fim e conheça quais são elas.
Maiores bibliotecas do mundo
1. Biblioteca Real – Copenhague, Dinamarca
A maior biblioteca dos países nórdicos é um tesouro cultural para os habitantes dinamarqueses. Com mais de 42,5 milhões de itens, incluindo obras desde o ano de 1600, ela é uma fonte valiosa de conhecimento para o concurseiro que adora uma boa leitura.
Porém, o seu vasto acervo só está disponível para pessoas maiores de 18 anos. Ademais, existem casos específicos de acesso a livros e outros materiais, como artefatos e manuscritos. Apesar dessa burocracia, ainda assim vale a visita.
2. Biblioteca Nacional da Dieta – Tóquio, Japão
Esta biblioteca foi inaugurada em 1948 e é considerada uma fonte inesgotável de conhecimento para o povo japonês. Com mais de 44,1 milhões de itens, esse estabelecimento fornece materiais de pesquisa para a Dieta Nacional do Japão.
Além disso, possui várias outras filiais por todo o país, tornando-se uma parte essencial da vida acadêmica dos estudantes universitários orientais.
3. Biblioteca Estatal Russa – Moscou, Rússia
Esta biblioteca tem uma história rica e uma coleção que conta com mais 47,5 milhões de itens, sendo a maior da Rússia.
Desde sua fundação na década de 1860, ela já passou por diversas mudanças, mas sempre manteve seu compromisso com o conhecimento. É um destino imperdível para aquele concurseiro amante da literatura russa e mundial.
4. Biblioteca e Arquivos do Canadá – Ottawa, Canadá
Criada em 2004, essa biblioteca canadense já acumula mais de 54 milhões de itens, entre livros físicos e digitais, que estão à disposição dos frequentadores ávidos por uma boa leitura.
A sua principal missão é preservar a história do Canadá para as gerações futuras, o que a torna uma fonte valiosa de conhecimento e memória. Para o concurseiro que pretende passear por esse país, a visita é obrigatória.
5. Biblioteca Pública de Nova York – Nova York, Estados Unidos
Fundada em 1895, essa é uma das maiores bibliotecas do mundo. Com mais de 55 milhões de itens, ela ainda possui filiais por todo o estado norte-americano de Nova York.
Esta biblioteca privada e sem fins lucrativos é um símbolo da paixão dos habitantes locais pela leitura. O seu objetivo é levar o máximo de conhecimento a todos os cantos. Não deixe de visitá-la, caso esteja pensando em passear por esta cidade em breve.
6. Biblioteca de Xangai – Xangai, China
Essa biblioteca existe desde o ano de 1847 e possui mais de 56 milhões de itens. É uma das maiores do mundo em relação ao acervo disponível para os frequentadores e a segunda mais alta, com mais de 24 andares.
Sua coleção diversificada é resultado de doações acadêmicas e do financiamento para aquisição de diversos tipos de materiais de leitura.
7. Biblioteca do Congresso – Washington DC, EUA
Com mais de 170 milhões de itens em seu acervo histórico, essa é a instituição cultural federal mais antiga dos Estados Unidos. Ela possui três edifícios em Washington DC e na Virgínia.
Fundada há mais de 200 anos, todo o material desta famosa biblioteca está traduzido para cerca de 470 idiomas. Apesar de ter perdido grande parte de sua coleção original em um incêndio, ela foi reconstruída e hoje é um símbolo do conhecimento humano.
Reserve um espaço em sua agenda para passar algumas horas lá, combinado?
8. Biblioteca Britânica – Londres, Reino Unido
Essa é considerada a maior biblioteca do mundo. Com uma variedade de itens que chega a 200 milhões, essa instituição cultural, que antes era parte do museu britânico, é destinada à pesquisa.
Além dos livros, ela disponibiliza roteiros, bancos de dados, mapas e muito mais, sendo uma fonte inesgotável de conhecimento para o concurseiro.