Migração, imigração e emigração: entenda as diferenças e significados

A migração, imigração e emigração são movimentos geográficos distintos que costumam aparecer em diversos textos, desde notícias até em provas de concursos públicos. Por isso, é importante entender as diferenças e os significados.

Ainda que pareçam a mesma coisa, existem diferenças nos significados e contextos de migração, imigração e emigração. No geral, são movimentos geográficos que acontecem com os seres humanos e outras diferentes espécies de animais ao longo da vida, podendo contemplar desde o contexto de guerra até o período de acasalamento e reprodução.

continua depois da publicidade

Sobretudo, é importante conhecer os diferentes significados e contextos em que são aplicados esses três termos, a fim de garantir uma compreensão correta. Saiba mais informações a seguir e aprenda o que significa cada um.

Qual é a diferença entre migração, imigração e emigração?

Leia também

1. Migração

Esse substantivo feminino contempla tanto a imigração quanto a emigração, pois se refere ao movimento de mudança dos indivíduos de uma região para outra. Ou seja, é um termo mais amplo para designar o deslocamento entre locais.

Na Ecologia, é utilizado como forma de abordar o movimento constante de espécies entre regiões, por conta da mudança de clima ou de ambiente. Confira alguns exemplos com essa palavra:

continua depois da publicidade
  • Os patos costumam migrar para regiões mais quentes quando o inverno se aproxima.
  • Alguns brasileiros foram forçados a migrar de suas casas por conta das obras públicas.
  • A migração é parte da história do país, desde a entrada de estrangeiros até a fuga de ativistas.

2. Imigração

Esse substantivo feminino descreve o ato de imigrar, que consiste na entrada provisória ou permanente em um país estrangeiro, a fim de procurar trabalho ou estabelecer residência. Ademais, descreve o conjunto de pessoas que imigram. Confira alguns exemplos com essa palavra:

  • Os meus pais imigraram da Itália para o Brasil no final da década de 60.
  • A imigração judaica transformou a sociedade oriental.
  • É preciso criar políticas públicas para atender os imigrantes.

3. Emigração

Por fim, emigrar refere-se ao ato de sair de um país para viver em outro, deixando provisoriamente ou de maneira permanente a sua região. Contempla a saída voluntária do país de nascimento e a saída compulsória. Veja alguns exemplos:

continua depois da publicidade
  • As baleias emigram na época de reprodução.
  • O governo apoia a atuação das organizações de apoio à emigração.
  • A emigração é uma opção para quem deseja fugir da guerra.
Leia também

Concursos em sua
cidade