Método Feynman: como estudar para concurso em 4 passos

O Método Feynman é uma das técnicas que consiste em 4 passos a serem aplicados durante os estudos para concursos públicos para tornar a rotina mais produtiva e garantir um bom desempenho.

Estudar para concursos públicos é um desafio para quem não consegue se organizar propriamente, mas existem diversas técnicas que auxiliam nesse processo. Uma delas é chamada de Método Feynman, criado pelo físico pioneiro da Termodinâmica, Richard Feynman.

continua depois da publicidade

Sobretudo, essa é uma ferramenta que sistematiza os tipos de conhecimento para permitir que o estudante entenda como as coisas funcionam de verdade. No geral, é composta por 4 passos simples que garantem uma aprendizagem produtiva e efetiva. Veja como funciona o Método Feynman a seguir:

O Método Feynman em 4 passos

Leia também

1) Escolha um conceito ou assunto

O primeiro passo do Método Feynman é selecionar um conceito ou assunto a ser estudado. Logo em seguida, deve-se escrevê-lo no topo de uma página em branco. Abaixo escreva tudo que você sabe sobre esse tópico de cabeça, sem pesquisar nada. Posteriormente, você deverá anotar novas informações sempre que aprender algo novo.

Essa primeira etapa pode ser realizada em um papel ou pelo computador, porque o objetivo é você construir uma chuva de palavras e termos associados ao tema selecionado. Opte pelo formato que mais funciona para você.

continua depois da publicidade

Para o primeiro passo, a recomendação é optar por termos simples, como se você estivesse explicando para uma criança ou uma pessoa extremamente leiga no tema. Utilize um vocabulário básico e crie conexões que você pode entender com facilidade por meio de uma leitura rápida.

De acordo com o Método Feynman, usar jargões e termos complicados é um artifício para mascarar quanto você sabe sobre o assunto escolhido. Ao optar por uma linguagem mais fácil, você começa a simplificar as relações, porque está se forçando a compreender o assunto. Ademais, é uma maneira de identificar os pontos onde você tem dificuldade ou falhas.

2) Ensine para uma criança, ou pelo menos tente

A ideia desse segundo passo é realmente ensinar, mesmo que o seu público seja fictício. Para Feynman, o ato de ensinar é um processo de aprendizagem para o orador porque o força a utilizar as próprias palavras, conexões e referências enquanto transmite o conteúdo.

continua depois da publicidade

O mais importante é explicar com termos que serão compreendidos com facilidade, ainda que pareça um conteúdo super complexo. Como você poderia fazer uma criança entender sobre Direito Administrativo ou Ética no Serviço Público? Crie relações, pense em exemplos e conte com elementos culturais para ajudar na assimilação.

3) Identifique as falhas na sua compreensão

Ao tentar explicar para uma outra pessoa, é possível reconhecer quais são os pontos de dificuldade no seu processo de aprendizagem. Em qual parte desse conteúdo você trava ao explicar? Qual é o tópico que mais exige tempo para pensar e formular uma simplificação?

A Técnica Feynman coloca o estudante na posição de professor para mostrá-lo, de maneira prática, quais são suas dúvidas e fraquezas na compreensão daquele conteúdo. Ao se escutar explicando, fica mais fácil perceber como o conhecimento foi construído ao longo do período de estudo.

continua depois da publicidade

4) Revise e simplifique mais uma vez

Depois de cumprir essas etapas, é o momento de revisar as suas anotações e reorganizar as informações para repetir o processo. Agora, procure simplificar mais ainda, focando nos aspectos que causam falha na explicação, nas dúvidas principais e também na linguagem.

Dessa vez, experimente ilustrar com exemplos mais práticos, conectar conceitos e criar analogias que depois serão lembradas no momento da explicação. Nesse passo, o principal objetivo é organizar o conteúdo em formato de história, com começo, meio e fim, para que haja um fluxo melhor.

No final, faça uma leitura em voz alta para verificar se não está confuso. Tente passar aquele conteúdo para outra pessoa por meio da leitura, sem propriamente ensinar como se fosse uma criança, como prevê a segunda etapa. Assim, você poderá encontrar os pontos que estão precisando de mais atenção e preenchê-los corretamente.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade