Memória: por que esquecemos as coisas com o tempo? Entenda

A memória é uma das ferramentas de aprendizagem e processamento de informações mais importantes do cérebro, mas é comum que os seres humanos se esqueçam das coisas com o tempo apo longo da vida, por diferentes motivos.

A princípio, a memória contempla a capacidade do indivíduo adquirir, processar, armazenar e recuperar informações em seu cérebro por meio das experiências que viveu e lições que aprendeu com o tempo. Porém, é comum que os seres humanos esqueçam as coisas com o tempo, mas muitos não sabem como acontece esse processo.

continua depois da publicidade

Por definição, o esquecimento consiste na perda de informações que foram armazenadas na memória de longo, médio ou curto prazo. Sendo assim, contempla uma falha na recuperação de memórias, com base nos dados que foram adquiridos ao longo da vida. Saiba mais informações a seguir e descubra como esse processo acontece.

Como acontece o esquecimento e a perda de memória?

Leia também

O esquecimento é uma consequência natural do processo de envelhecimento, uma vez que o cérebro humano vai perdendo a capacidade de armazenamento das informações enquanto os anos passam. Ou seja, há uma degradação das capacidades cognitivas que acompanham outras características do envelhecimento, como a limitação motora e mudanças na fala.

Apesar disso, o esquecimento e a perda de memória podem indicar uma série de enfermidades, desde problemas na saúde mental associados ao diagnóstico de Alzheimer e amnésia até a malformação cerebral nos campos responsáveis pelo processamento das informações. Por via de regra, as memórias são armazenadas em neurônios conhecidos como células de engrama.

continua depois da publicidade

A memória é ativada quando essas células entram em atividade, e o esquecimento acontece quando não estão funcionando corretamente. Ao contrário do que se imagina, é extremamente comum se esquecer das informações corriqueiras, pois não estão armazenadas na memória de longo prazo e acabam se perdendo, principalmente diante do volume de informações que as pessoas consomem diariamente.

O que deve causar preocupação são as informações mais importantes que foram armazenadas na memória de longo prazo e acabam se perdendo, tal qual o nome dos familiares, cidade em que a pessoa nasceu e outros aspectos básicos que fazem parte da formação da identidade.

Leia também

Concursos em sua
cidade