Memória cheia? Veja 5 dicas simples para liberar espaço no seu celular

Celular com memória cheia é um verdadeiro empecilho ao usuário, que procura maneiras de liberar espaço no aparelho e até mesmo melhorar o desempenho do celular.

Independente de quanto o celular possua de armazenamento interno, em algum momento a memória vai ficar cheia, trazendo problemas ao funcionamento do aparelho. Não há com o que se preocupar, pois existem algumas dicas simples que acabam funcionando para liberar espaço nos aparelhos.

continua depois da publicidade

Apagar fotos e alguns vídeos que já não são usados pode ser um bom começo. Além disso, o usuário também pode optar pelo armazenamento de dados na nuvem, o que acaba liberando espaço físico na memória do aparelho.

Nesse sentido, usuários de iOS e Android não devem encontrar maiores dificuldades para fazer a limpeza no aparelho celular. Os procedimentos, em geral, são bem parecidos e não são muito difíceis de serem realizados. A seguir, 5 dicas simples para liberar espaço no seu celular.

5 dicas simples para liberar espaço no seu celular

Leia também

Aparelhos celulares, por mais que tenham espaço para armazenamento de dados, vão passar por momentos difíceis. Por vezes, e com o passar do tempo de uso, os aparelhos vão ficando com muitos dados salvos e seu desempenho fica comprometido, tornando-o mais lento, por exemplo.

continua depois da publicidade

Entretanto, existem formas de amenizar esse processo e os usuários podem fazer alguns procedimentos que vão ajudar a liberar mais espaço no celular. Portanto, veja 5 dicas simples para liberar espaço no seu celular:

1 – Procure remover aplicativos

A melhor dica para quem procura liberar espaço no celular é verificar os aplicativos que não estão sendo usados com frequência. Para saber quais aplicativos são menos usados, basta que o usuário acesse as configurações do aparelho, na seção de aplicativos instalados no aparelho.

Ao entrar nesta seção, o usuário poderá ver melhor a quantidade de memória gasta em cada um dos aplicativos. Nesse sentido, procure remover aplicativos que não estão em uso e acabam comprometendo muito a memória do celular.

continua depois da publicidade

2 – Faça limpezas no cache do celular

O cache do celular é um armazenamento temporário realizado pelos aplicativos, para torná-los um pouco mais rápidos em seu funcionamento. Apagar essas informações não vai causar nenhum dano ao aparelho, que terá mais espaço livre após esse procedimento.

Dessa forma, para realizar a limpeza do cache em iPhones, o usuário não encontra uma ação específica, entretanto o caminho é acessar cada aplicativo e verificar pela opção “limpar dados”.

Usuários de Android experimentaram a função para limpar o cache em aparelhos mais antigos. Entretanto, caso queiram fazer essa operação em aparelhos mais novos, o caminho é o mesmo do iPhone: o usuário deve procurar pela opção de limpar o cache em cada aplicativo disponível no aparelho.

continua depois da publicidade

3 – Guardar arquivos na nuvem

Hoje em dia é possível obter mais armazenamento no celular usando serviços que armazenam dados na nuvem. O serviço oferecido para qualquer sistema operacional é uma ótima pedida para guardar fotos e outros arquivos que acabam tomando muita memória do seu celular.

Nesse sentido, alguns serviços disponíveis de armazenamento de dados na nuvem são:

  • iCloud;
  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • OneDrive.

4 – Limpe o WhatsApp regularmente

Todos os arquivos recebidos no WhatsApp acabam sendo salvos diretamente no celular, o que pode causar uma lentidão no funcionamento do celular e do próprio aplicativo. Geralmente são áudios e fotos antigas, que não devem permanecer no app a fim de manter o desempenho do aparelho.

Nesse sentido, para desativar o salvamento automático de mídias em iPhones, o caminho é o seguinte: basta abrir o WhatsApp, ir em “Configurações”, clicar em “Conversas” e desativar a opção “Salvar em fotos”.

Para Android, basta abrir o app e clicar nos três pontinhos que aparece, para acessar o menu. A partir daí basta ir em “Configurações”, “Conversas” e desabilitar a opção “Visibilidade de mídia”. Após esse procedimento, o WhatsApp não vai salvar mídias automaticamente.

5 – Use programas de limpeza para liberar espaço

Outra forma de liberar espaço no celular envolve o uso de programas que realizam a limpeza nos aparelhos. Uma das alternativas é usar o CCleaner, ou qualquer outro aplicativo similar, que funcione realizando a limpeza do celular.