Você já se perguntou quais seriam as melhores cidades do mundo para se viver? Para quem está em busca dos lugares ideais para passar o resto dos dias, considerar alguns desses destinos pode ser uma ótima escolha. Os resultados oficiais, por sua vez, foram cuidadosamente curados pela lista anual da Economist Intelligence Unit (EIU), que classifica quais são os melhores lugares para se viver no Global Liveability Index.
Para esse ano, o ranking abrange 173 cidades, com classificações baseadas em diferentes categorias, como estabilidade, cultura, educação, infraestrutura e saúde. A lista é especialmente importante por analisar o mundo após os impactos da pandemia de Covid-19, mostrando de que forma as regiões se organizam passado o período da quarentena e as quedas na economia.
Mas e então? Quais cidades seriam marcantes o suficiente para integrar a seleta lista? Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo as primeiras colocações do ranking, bem como o motivo de estarem inseridas nele.
Melhores cidades do mundo: como é a vida nesses lugares?
Ao falar da lista como um todo, o patamar geral de bem-estar já atinge seu ápice nos últimos 15 anos. Com mais de 30 indicadores que abrangem cinco categorias, cada um é avaliado como aceitável, tolerável, desconfortável, indesejado e intolerável. Assim, as notas são avaliadas para resultar em uma pontuação de 0 a 100.
Pelo segundo ano consecutivo, a melhor cidade do mundo para se viver é Viena, a capital da Áustria. Nos últimos anos, o local só perdeu seu posto em 2021, por conta dos impactos da pandemia. A cidade histórica possui um ótimo sistema de transporte público, escolas acessíveis e facilidade para acessar teatros, cafés e até mesmo vinícolas distantes.
Da mesma forma, outro destaque para a qualidade de vida é o enriquecimento por conta de sua vasta herança cultural, com uma variedade de atividades disponíveis.
Logo depois de Viena está Copenhague, na Dinamarca. Ela alcança o segundo lugar pelo segundo ano consecutivo graças aos mesmos atributos de Viena: estabilidade, cultura, infraestrutura e mais. Confira o ranking completo abaixo:
- Viena, Áustria;
- Copenhague, Dinamarca;
- Melbourne, Austrália;
- Sydney, Austrália;
- Vancouver, Canadá;
- Calgary, Canadá;
- Zurique, Suíça;
- Genebra, Suíça;
- Toronto, Canadá;
- Osaka, Japão;
- Auckland, Nova Zelândia;
- Adelaide, Austrália;
- Perth, Austrália;
- Helsinki, Finlândia;
- Tóquio, Japão.