A dúvida entre a utilização de “mais bem” ou “melhor” é recorrente, especialmente quando aplicadas a um verbo no particípio, assumindo o valor de um adjetivo. Em determinados contextos, ambas as formas estão corretas, enquanto em outros casos, é obrigatório o uso de “mais bem”.
A seguir, confira a maneira mais apropriada de empregá-los em cada situação.
Quando usar “mais bem”?
Essa expressão é opcional quando nos deparamos com construções adjetivas que acompanham verbos no particípio, isto é, aqueles que terminam em “ado” ou “ido”.
Exemplos:
- A refeição está mais bem preparada.
- As tarefas foram mais bem distribuídas.
- O conceito está mais bem compreendido.
- Seu projeto está mais bem elaborado.
- O quadro está mais bem pintado.
- O edifício está mais bem construído.
Por outro lado, o emprego de “mais bem” é obrigatório quando o advérbio “mais” modifica o conjunto indissociável formado pelo advérbio “bem” e pelo verbo no particípio. Essa relação é evidente em casos hifenizados:
- Ele é o mais bem-educado entre os sócios da empresa.
- Meu amigo sempre foi o mais bem-intencionado dos voluntários.
- Quem me dera ser o mais bem-sucedido da família.
Quando usar “melhor”?
A palavra “melhor” é empregada para qualificar ou aprimorar uma ação, ou um verbo, indicando uma superioridade em relação a outra ação, estado ou desempenho. Ela é usada para expressar uma comparação entre diferentes níveis de qualidade ou eficiência de uma determinada ação.
Exemplos:
- Ele joga tênis melhor do que eu.
Nesse exemplo, “melhor” é usado para indicar que a habilidade de jogar tênis do sujeito é superior à minha. - Ela canta melhor após o treinamento.
Aqui, “melhor” destaca que a habilidade de cantar dela aumentou depois do treinamento. - O carro funciona melhor agora, após o conserto.
O termo “melhor” sugere que o funcionamento do carro foi aprimorado após a realização do conserto. - O desempenho da equipe melhorou neste trimestre.
Nesse caso, “melhor” indica uma evolução positiva no desempenho da equipe em comparação com um período anterior. - Estou me alimentando melhor para ter mais energia.
Aqui, “melhor” enfatiza a qualidade da alimentação para alcançar um estado de maior energia. - A nova técnica de estudo me ajudou a entender o assunto melhor.
“Melhor” ressalta que a nova técnica de estudo contribuiu para uma compreensão mais clara do assunto.