‘Melhor’ chuva de meteoros poderá ser vista nesta semana

Espera-se um espetáculo de 120 meteoros por hora. Saiba quando e em quais estados será possível ver o fenômeno chamado Geminídeos.

E se eu te contar que presenciaremos uma chuva de meteoros simplesmente espetacular ao longo dos próximos dias? Chamado de Geminídeos, o fenômeno poderá ser visto de diversas partes do mundo, especialmente no Hemistério Norte.

Mas também será possível ver partes do grande acontecimento astronômico no Hemisfério Sul, que é onde o Brasil está localizado. Inúmeros estados poderão acompanhar o momento em tempo real, a exemplo de Paraná, Goiás, parte de Maranhão e outras unidades federativas.

Você confere, em nossa matéria, mais detalhes sobre dias em que a visualização será melhor e como verificar se a sua cidade será capaz de experienciar o fenômeno. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos em nosso site.

Além de ciência e economia, também cobrimos pautas sobre tecnologia, programas sociais, dicas de estudo, regras gramaticais, notícias de concursos abertos e muito mais. Tudo isso para te deixar constantemente atualizado sobre o Brasil e o mundo - então, fique conosco.

Leia também

Geminídeos: a chuva de meteoros que acontece em dezembro

A chuva de meteoros Geminídeos emerge como um dos eventos mais magníficos e esperados pelos entusiastas da astronomia. Inclusive, o fenômeno recebe esse nome devido à constelação de Gêmeos, pois o ponto radiante, de onde parece se originar, fica nessa área do céu.

Os meteoros são particularmente brilhantes. Com uma lua crescente para aperfeiçoar a paisagem natural, algumas pessoas poderão visualizar o grande acontecimento astronômico sem a necessidade de um telescópio.

Geralmente, os Geminídeos podem ser observados anualmente entre os dias 19 de novembro e 24 de dezembro. O fenômeno atingirá o seu ápice entre os dias 13 e 15/12, mas tudo dependerá do nível de nebulosidade em cada país, inclusive nos estados do Brasil.

Espera-se um espetáculo de 120 meteoros por hora. Mas, afinal, você sabe como a chuva funciona? Ela é causada pela passagem da Terra através dos detritos deixados pelo asteroide 3200 Phaeton. Diferentemente do comum, os Geminídeos não são causados por uma cometa.

Na verdade, representam o resultado de um asteroide, conforme explicamos anteriormente. O objeto celeste foi descoberto em 1985, sendo que sua órbita o leva para mais perto do Sol antes de passar por Marte. O material cruza com a Terra, causando a visão espetacular.

Saiba em quais cidades será possível visualizar os Geminídeos

Segundo o Clima Tempo, grande parte dos estados poderão ver a chuva de meteoros: quase todos da região Sudeste; Goiás, DF e parte de Mato Grosso na região Centro-Oeste; Paraná na região Sul; grande parte da Região Nordeste; parte de Tocantins na região Norte.

Você consegue consultar a sua localidade no site Time and Date. Nossa equipe fez o teste e, aparentemente, funcionou por aqui.