As palavras “mas” e “mais” existem na língua portuguesa com funções e significados diferentes e isso é um ponto que emana muitas dúvidas. Entretanto, cada um desses termos exige o emprego correto, em situações específicas.
Dessa forma, “mas” é usada como conjunção adversativa ou até mesmo como substantivo. Por outro lado, “mais” é usada como advérbio. Ou seja, apesar de parecidas, as duas palavras apresentam diferenças, sendo requisitadas em momentos distintos.
Para que o manejo da língua portuguesa se torne mais fácil, não sendo ponto de dúvidas entre muitas pessoas, elaboramos uma matéria para explicar corretamente a diferença entre mas e mais e quando usá-los, para nunca mais errar.
Diferença entre “mas” e “mais”
Apesar da grafia semelhante, “mas” e “mais” possuem significados diferentes. Nesse sentido é necessário estar atento aos usos de cada uma delas, para não incorrer em erros fáceis de serem evitados.
A palavra “mas” é classificada como uma conjunção adversativa, que possui a ideia de oposição. Quando usada nesse sentido, ela equivale aos seus sinônimos: porém, contudo, todavia, entretanto.
Ela também é usada como substantivo e, nesse caso, seu uso está associado a algum tipo de defeito. Sendo assim, os seguintes termos funcionam como sinônimos: falha, defeito, imperfeição; obstáculo, impedimento, dificuldade.
Já “mais” é usado geralmente como advérbio de intensidade. Assim, transmite uma noção de maior quantidade ou até mesmo de maior intensidade.
Como usar o “mas”
A palavra “mas” pode ser usada como conjunção adversativa e como substantivo. Quando cumprir o papel de conjunção, ela serve para fazer a ligação entre dois vocábulos ou orações, sempre exprimindo sentido de oposição.
Dessa forma, a conjunção “mas” apresenta como sinônimo: porém, contudo, todavia e entretanto. Confira alguns exemplos:
- Ele não tinha medo de nada, mas era um rapaz que se mostrava cauteloso.
- A equipe médica tentou vários tratamentos, mas o paciente acabou por falecer.
- Eu gostaria de ficar até mais tarde, mas tenho que dormir cedo para estar disposto amanhã.
Quando usado como substantivo, “mas” refere-se a sinônimo de “falha” e de “obstáculo”. Quando se referir a uma falha, o termo pode ser usado da seguinte maneira: Não haverá nenhum mas em sua explicação.
Note que neste exemplo o “mas” se assemelha à sensação de falha, como se fosse um defeito. Para comprovar o valor semântico, basta alterá-lo por “defeito” ou “falha”.
Como usar o “mais”
A palavra “mais” é usada sempre que transmitir ideia de quantidade, intensidade ou excesso. O termo pode ser classificada como pronome ou advérbio de intensidade, e faz oposição a “menos”, por exemplo.
- Ricardo fez mais trabalhos do que outros da turma.
- A França é um dos países mais ricos do mundo.