Nós sabemos que os substantivos coletivos são usados para designar agrupamentos de coisas afins, como o conjunto de leões, ilhas, árvores, flores, elefantes e assim por diante. Uma dúvida que pode lhe ocorrer, vez ou outra, diz respeito ao coletivo de papel. Você sabe a resposta?
Sabemos que a forma pluralizada é “papéis”, mas essa palavra não é o suficiente para representar o conjunto de 500 papéis agrupados. Afinal, temos um termo específico que é usado como referência, sendo considerado como correto na norma culta da língua portuguesa.
Você confere mais detalhes a respeito do assunto em nossa matéria, bem como aplicações corretas em frases. Lembre-se de explorar nosso site, pois já publicamos inúmeras matérias especiais com dicas de gramática e significado de palavras que não são tão conhecidas por nós.
Aproveite para estudar conosco por meio dos simulados gratuitos, que estão reunidos em nossa página. Você pode filtrar as questões por disciplina, órgãos e cargos, caso prefira. Você também confere as respostas corretas com os gabaritos que aparecem no final da página.
Coletivos que, talvez, você não conheça
Antes de mais nada, vamos enriquecer o nosso vocabulário. É importante conhecer alguns substantivos coletivos para o caso de usá-los em redações de textos dissertativos. É uma forma de sintetizar as suas frases, sem a necessidade de sempre colocar “coletivo de…” alguma coisa.
Existem alguns bastantes conhecidos, como álbum que representa o coletivo de selos ou fotografias, além de alcateia para lobos e outros animais selvagens. Atlas também fizeram parte da infância de muitas pessoas, que corresponde ao agrupamento de mapas em um livro.
Quanto à boiada, não precisamos nem descrever muito. Usamos o coletivo de bois com muita frequência no dia a dia; até mesmo na comunicação verbal. Agora, existem outros substantivos coletivos que não são tão conhecidos assim. Confira alguns exemplos:
- Cancioneiro: de canções e cantigas;
- Esquadra: para navios de guerra;
- Feixe: serve tanto para lenha quanto para raios luminosos;
- Hemeroteca: para periódicos, como jornais;
- Malta: referente a ladrões;
- Nuvem: para gafanhotos, mosquitos, etc.;
- Vara: de porcos;
- Vocabulário: para palavras;
- Plantel: para animais de raça;
- E assim por diante.
Mas qual é o coletivo de papel?
Muitas pessoas não sabem, mas o coletivo de papel é resma, que representa o agrupamento de, pelo menos, 500 folhas. O termo deriva do árabe e significa, em linhas gerais, fardo. Vamos a alguns exemplos de uso para que você não se esqueça mais da designação:
- Comprei uma resma para usar na impressora nova;
- Encontrei duas resmas perdidas naquele armário grande do escritório;
- Quando você quiser imprimir o documento, não esquece de repor a resma do acervo;
- Dependendo do nível de complexidade, esse projeto acadêmico pode render uma resma ou até mais;
- E os papéis que ficaram faltando para finalizarmos o projeto? Coloque-os junto à resma que está na mesa do superior.