O Mapa Astral, ou Mapa Astrológico, consiste em uma representação do céu noturno na hora e local do nascimento de um indivíduo, oferecendo uma interpretação da personalidade com base na posição dos astros e dos signos do Zodíaco. Neste sentido, cada um dos planetas é responsável por estabelecer um parâmetro dessa leitura, como é o caso do planeta Vênus e seu significado.
Acima de tudo, o Mapa Astral é uma ferramenta para explicar algumas características, orientar decisões, prever situações e determinar os desafios de cada pessoa. Ainda que a Astrologia não seja uma ciência e não possua uma técnica formalmente reconhecida, essa prática utiliza da leitura dos astros para analisar os seres humanos. Saiba mais informações a seguir:
Qual é o significado da Vênus no Mapa Astral?
A posição da Vênus no Mapa Astral refere-se aos aspectos afetivos do indivíduo, indicando a forma com que essa pessoa se relaciona com o amor, como se porta dentro de uma relação amorosa, quais são os pontos que criam atração nos relacionamentos, os principais defeitos na vida a dois e as características mais marcantes. Além disso, é por meio dessa leitura que se identifica como a pessoa manifesta o amor.
Sendo assim, a Vênus está associada com os aspectos de amor, sexualidade, paixão, beleza, arte, libido e também os valores materiais ou tangíveis. A localização da Vênus nas casas do Mapa Astrológico indicam onde o indivíduo experimenta o amor as paixões, como ele constrói a relação e quais são as maneiras desse sentimento se manifestar.
Ou seja, estabelece quais são as técnicas de sedução e conquista utilizadas, quais são os gostos e desgostos, qual a forma de encontrar prazer, a maneira com que o nativo identifica o que é belo ao seu redor. Porém, refere-se aos aspectos de amor próprio, quais são as formas de se sentir bem consigo mesmo, o que é mais importante para a pessoa e pontos semelhantes.
No geral, essa associação parte da relação entre o planeta Vênus e a deusa romana Vênus, que na mitologia grega é Afrodite. De acordo com a mitologia, essa deusa rege tudo aquilo que refere-se à beleza, ao amor, a vaidade, às paixões e relações afetivas entre os seres humanos. Por conta disso, sua regência no Mapa Astral está conectada com os parâmetros sentimentais.
Entenda a Vênus de alguns signos
A Vênus em Áries indica que o indivíduo possui um impulso e uma forte paixão por se relacionar, com amores vividos de maneira intensa para manter o fogo da paixão acesso. No entanto, há um desafio para equilibrar a autonomia e independência a fim de garantir que a relação funcione, porque pode ser criado um laço emocional perigoso se não houver equilíbrio nos sentimentos.
Por outro lado, a Vênus em Touro representa um amor que existe na segurança, conforto e prazer. Ainda que o principal desafio seja uma manifestação concreta as emoções, a demonstrações de afeto são fundamentais para a manutenção dos relacionamentos. Em Touro, encontra-se o amor que é concreto e sensorial, praticado diariamente.
A Vênus em Gêmeos é pautada na comunicação e no diálogo, os pontos principais desse signo. Como consequência, é necessário que haja sinceridade e trocas constantes para realizar a manutenção dos laços, pois a mentira e os segredos são os maiores inimigos de quem tem essa característica no Mapa Astral. Ademais, essa posição astrológica demanda que hajam sempre novidades em curso.
Por sua vez, a Vênus em Câncer refere-se principalmente à sensibilidade e intuição nas relações. Quem tem essa característica demanda um nível de intimidade para construir confiança, pois é a partir da sensação de familiaridade que o relacionamento se desenvolve. Neste cenário, a segurança é construída com base no nível de comprometimento investido pelo parceiro.
Finalmente, outro exemplo de Vênus é em Leão. Em específico, esse tipo de posicionamento no Mapa Astral significa que o indivíduo se relaciona com o amor a partir da ideia de devoção, admiração e valorização do parceiro. Além de ter a individualidade respeitada, a Vênus em Leão entende o amor como uma entrega absoluta.