Nem sempre é fácil descobrir o plural das palavras. Alguns termos possuem regras específicas que, inclusive, permitem mais de uma forma pluralizada no dicionário da língua portuguesa brasileira. Na maioria dos casos, a variação dependerá da origem do próprio substantivo.
“Aldeão”, por exemplo, pode ser pluralizado de três maneiras distintas: aldeões, aldeãos e aldeães. Já “corrimão” funciona tanto como “corrimões” quanto “corrimãos”. E muita gente pode se confundir ao tentar encontrar o plural correto para a palavra “mamão”?
Afinal, a nossa língua portuguesa admite mais de um plural para a fruta? Com nome técnico de Carica papaya, o mamão é oriundo das regiões tropicais das Américas. Existem, pelo menos, 57 variedades da fruta, como mamão-da-índia e mamão-da-baía.
No Brasil, os mais comuns de serem encontrados em mercados e hortifrutis são papaia e formosa. A palavra em si tem origem indígena, mais especificamente da língua tupi-guarani. Basicamente, ela remete a um “fruto grande”. Você sabia dessa curiosidade? Pois agora está sabendo.
E quanto ao seu plural? Vamos explicar mais detalhes a respeito do assunto para que não surjam mais dúvidas.
Qual é o plural correto para mamão?
Os substantivos terminados em -ão podem ser pluralizados de três formas distintas (-ães, -ões e -ãos). No entanto, nem todas as palavras admitem mais de um plural, como é justamente o caso da fruta mamão. Somente uma versão é admitida nos dicionários do português brasileiro.
Portanto, quando tiver que escrever o termo no plural, sempre use “mamões”, nunca “mamãos”. A mesma lógica pode ser percebida na palavra “coração”, por exemplo, que só tem uma forma correta para se pluralizar: “corações”.
Vamos a alguns exemplos para que você nunca mais se esqueça dessa regrinha:
- Colhi alguns mamões no quintal dos meus avós. Elas já estavam maduras, com risco de ficarem com gosto ruim depois;
- Eu amo fazer vitaminas pra famílias toda, mas preciso usar vários mamões. Só um não dá!
- Ouvi falar que mamões estão de promoção no mercado. Melhor comprar logo antes que o preço volte a subir;
- Eu só gosto de tomar vitaminas de mamões com leite sem lactose. Fica mais gostoso;
- E quem disse que eu não posso plantar um mamoeiro em casa? Quero ter vários mamões de sobra para fazer receitas.
E aí? Agora a regra fica clara? Continue praticando para, cada vez mais, assimilar as peculiaridades da língua portuguesa. É escrevendo que a gente aprende. Faça simulados de língua portuguesa para entender como funcionam os enunciados da disciplina e boa sorte nas provas.