Desde a Antiguidade, o ouro se fez presente como símbolo de riqueza, poder e status. Nos dias atuais, a maior moeda de ouro do mundo está localizada na Austrália e possui surpreendentemente uma tonelada de peso total.
Antes de mais nada, essa matéria tem caráter informativo e educacional. O Concursos no Brasil não é um site de negociação de moedas, compra ou venda para colecionadores numismáticos.
Para encontrar esse tipo de informação, recomenda-se buscar por fóruns e grupos de colecionadores. Descubra a seguir mais informações sobre a maior moeda do mundo.
Qual é a maior moeda de ouro do mundo?
De acordo com os registros oficiais, a maior moeda de ouro do mundo se chama Australian Kangaroo One Tonne Gold Coin. A tradução literal desse título seria algo como “Moeda de ouro canguru australiano de uma tonelada”.
Neste contexto, foi produzida pela Perth Mint, a casa da moeda oficial da Austrália, em 2011. Como o próprio nome sugere, é uma moeda com 1 tonelada, ou 2.200 libras (lbs).
Curiosamente, recebe esse nome de moeda canguru ou moeda de ouro canguru porque o peso equivale a 11 cangurus reais. Ademais, esse animal é um dos símbolos culturais da Austrália Ocidental, por conta da presença no país.
Em relação à composição, é considerada uma das mais puras que já existiu, pois foi feita com 99,99% de ouro puro. No mais, faz parte de uma coleção de moedas canguru de ouro criada pela Perth Minth lá em 1989.
Em relação ao valor nominal, estima-se que ela custe 1 milhão de dólares australianos, o que equivale a 640 mil dólares americanos. Convertendo para real, isso vale mais de R$ 3,2 milhões.
Para além do valor e do peso, há de se considerar também o tamanho em comprimento. A moeda possui 12 centímetros de espessura e 80 centímetros de altura. Ou seja, é da altura de um frigobar.
Onde está essa moeda?
Depois de entrar no Guinness Book, livro de recordes mundiais, em 2012, essa moeda viajou pelo mundo. Durante a turnê de exibição, passou pela Ásia e pela Europa, mas também na América do Norte.
Em 2019, esteve em Nova York por um único dia por conta de uma negociação do fundo de ouro da Perth Mint na bolsa de valores. Atualmente, está na Exposição de Ouro da casa da moeda australiana, na sede oficial da instituição.
Por meio dessa exposição, os turistas e curiosos podem ver de perto os detalhes da arte clássica dessa moeda. Criada pelo Dr. Stuart Devlin, essa moeda é decorada com o desenho de um grande canguru dourado.
Curiosamente, esse artista é o ourives e joalheiro da Rainha Elizabeth II, popular pela criação de joias e coroas históricas. Os desenhos desse ourives marcou toda a coleção de moedas canguru de ouro criadas na Austrália.
Além da maior moeda de ouro do mundo, a Exposição de Ouro da Perth Mint traz outras atrações. Entre elas estão o espetáculo de derramamento de ouro ao vivo na casa de fusão original de 1899 e um passeio pela casa da moeda.