Maior estrela do Universo tem 5 bilhões de vezes o volume do Sol

Se colocássemos a estrela no centro do nosso sistema solar, por exemplo, sua superfície se estenderia além da órbita de Júpiter. Saiba mais.

O Sol, por si só, é gigantesco ao compararmos com o planeta Terra. No entanto, não chega nem perto do tamanho da maior estrela até então - pelo menos a que já foi identificada pelos cientistas. Ela equivale a, pelo menos, o tamanho de 5 bilhões de sóis, para você ter uma ideia.

Estamos falando da UY Scuti, localizada na constelação de Scutum, a cerca de 9.500 anos-luz de distância da Terra. Descoberta em 1860 pelo astrônomo German Dembowski, o corpo celeste vem intrigando os cientistas, tornando-se objeto de estudo em diversas áreas da astrofísica.

Você confere mais detalhes sobre a gigantesca estrela no decorrer da matéria. Aproveite a visita e explore outros conteúdos que já publicamos. Temos de tudo um pouco, como notícias de concursos abertos e simulados gratuitos, para você se manter sempre atualizado.

Qual é maior estrela que já foi identificada no Universo?

Leia também

UY Scuti pertence à classe das estrelas conhecidas como hipergigantes vermelhas. E elas são enormes em todos os sentidos, tanto em tamanho quanto em massa. Geralmente, se formam a partir de estrelas massivas que esgotam seu suprimento de hidrogênio.

Expandem e se transformando em gigantes avermelhadas antes de evoluírem para a categoria de "hiper". O ciclo de vida de UY Scuti é marcado por estágios impressionantes. Inicialmente, foi uma corpo celeste massivo que queimou hidrogênio para criar hélio.

E isso liberou uma quantidade colossal de energia. À medida que o hidrogênio se esgotava, a estrela começou a expandir-se, englobando planetas próximos e transformando-se no corpo celeste que conhecemos hoje.

Atualmente, está em um estágio avançado, prestes a passar por mudanças significativas em sua estrutura. Ah, e a título de comparação, poderíamos dizer que o seu volume é 5 bilhões de vezes o do Sol. Incrível, não é?

Se colocássemos UY Scuti no centro do nosso sistema solar, por exemplo, sua superfície se estenderia além da órbita de Júpiter. Apesar de seu tamanho, ela não é visível a olho nu da Terra devido à sua distância.

No entanto, telescópios modernos e avançadas tecnologias espaciais permitem que os astrônomos estudem e compreendam o grande astro.

Outras estrelas com tamanhos impressionantes

  • VY Canis Majoris: localizada na constelação de Canis Major, esta super-hipergigante é uma das maiores estrelas conhecidas, com um diâmetro que pode ultrapassar 1.400 vezes o do Sol. Além de seu tamanho imponente, VY Canis Majoris é conhecida por sua instabilidade, com erupções estelares que lançam material para o espaço interstelar;
  • Antares: com um diâmetro estimado de aproximadamente 800 vezes o do Sol, Antares destaca-se por sua coloração avermelhada intensa. Além de sua grandeza física, ela é uma estrela binária, composta por uma principal e outra companheira menor;
  • Mu Cephei: conhecida como a "Estrela Garnet" devido à sua cor intensamente avermelhada, ela é uma supergigante localizada na constelação de Cepheus. Seu diâmetro estimado é de mais de 1.500 vezes o do Sol.